Opa! Vamos começar?
Meu último artigo rendeu vários comentários, se você não acessou ainda, não deixe de ver depois, vale a pena a leitura: Como criar uma dívida emocional no cliente para conquistar a fidelidade dele.
Mas hoje vamos falar sobre como você pode preparar seu público para comprar mais, vender mais!
Na verdade, não vou contar nenhum segredo, o problema é que muitos dos veterinários sabem o que deve ser feito mas não conseguem por em prática.
Estou falando da lei da colheita onde “quem planta colhe, quem não planta…”
O que você fez ontem que rendeu em vendas hoje?
Nas conversas com os veterinários, o nosso diálogo é sempre muito similar, vou fazer aqui uma brincadeira somente para ilustrar para você (mas saiba que é real!)
Valeria Melo: “Que bom que você me procurou, como eu posso te ajudar? ”
Veterinário: “Eu preciso aumentar meu faturamento, me ajude a vender mais”
Valéria Melo: Claro, esse é o assunto que eu mais gosto de trabalhar. Você precisa aumentar suas vendas quando?
Veterinário: AGORAAAA!!!
Rs…é mais ou menos assim que funciona, mas tudo bem, já me acostumei!
Acontece que se a sua intenção era ter vendido hoje, você deveria ter preparado seu cliente ontem para comprar.
Como assim Valéria?
Simples. Uma das palavras que eu mais uso nas minhas aulas, webinário, é “engajamento”. Engajamento é o processo de chamar a atenção do cliente e prepará-lo para compra.
“Ora, se eu não percebi que devo comprar uma caminha para o meu pet, eu não compro e ponto!”
Mas…
É aqui que entra o Marketing digital, ele cria essa necessidade e faz o potencial cliente perceber que vale a pena comprar uma caminha nova.
Você depende do acaso?
Depender do acaso é quando o empreendedor veterinário espera pacientemente que todas as condições perfeitas aconteçam para que o cliente fale:
“Ah! Eu quero comprar de você!”
Pense comigo, dificilmente isso acontece. Não é verdade?
O cliente chegar no seu estabelecimento do nada meses depois de ter feito uma visita, e dizer:
“Ah! eu quero investir nesse tratamento preventivo agora!”
Já que essa reação não é tão frequente, então definitivamente não podemos depender dela :/
E aqui mora o problema!
O problema é que a maioria das empresas ao invés de se concentrar na preparação para venda olham somente para o ato da venda, aquele que acontece no agora.
Para resolver isso, antes de lançar uma campanha de vendas você deve pensar:
- Como fazer potenciais clientes receberem a minha oferta?
- Como fazer eles visualizarem isso?
- Onde eu posso anunciar isso para que esse público que eu quero veja?
A boa notícia é que as vendas que você fara no próximo mês serão proporcionais e resultantes do seu esforço hoje, então, depende de como você vai engajar e preparar as pessoas para ver sua oferta e comprar.
Planejando o engajamento
Engajamento como eu disse, é basicamente o que acontece antes da oferta e que prepara a pessoa para comprar.
Como engajar o seu potencial cliente?
Coloque em prática essas sugestões:
Mostre que existe uma transformação real naquilo que você está oferecendo
Por exemplo, eu tenho um treinamento chamado programa intensivo de marketing digital, que eu fiz exclusivamente para profissionais do segmento veterinário onde eu ensino de forma ordenada por onde eles devem começar e passo a passo o que eles devem fazer para aplicar os métodos de marketing digital no seu negócio veterinário.
E qual é a grande transformação que eu ofereço?
Eu estou dando para ele a oportunidade de aprender como garantir uma renda paralela ao seu trabalho atual e que torne possível ganhar dinheiro de forma automatizada, sem perder seus dias inteiros dentro de um escritório, impedindo ele de viajar, praticar seus hobbies, fazer o que realmente gosta, etc. Explico que o mercado brasileiro está sofrendo muito com a crise, e que ele vai aprender nesse curso como produzir seu próprio produto e ganhar dinheiro sem precisar estar fisicamente na clínica.
Então eu mostro que vale muito a pena se dedicar e fazer esse programa, porque ele vai ter resultado sim.
Mostrar como acontece essa transformação
Aqui vc vai explicar bem detalhado como você entrega isso, se é um método, se é um tratamento, quais são as etapas, quais os resultados de cada etapa, e assim por diante. Tudo bem esclarecido.
Antecipe o que vai acontecer
Seja o primeiro a mostrar os obstáculos, assim você será visto como alguém que se pode confiar. Explique ao potencial cliente que em determinada etapa provavelmente apareça essa dificuldade, e aí ele deve fazer isso, e feito isso, deve fazer aquilo. E se você optar em seguir tal caminho, e aparecer isso, eu recomendo que você faça isso…
Uma vez que vc mostrou a transformação que existe no seu serviço, que você mostrou o passo a passo que a pessoa precisa seguir, e antecipou as dificuldades que apareceriam, essa pessoa já está preparada para receber uma oferta sua e dar um próximo passo.
Percebeu?
E se ele/ela não comprar? Todo meu trabalho foi perdido?
Não.
Por isso que o processo de engajamento é tão fantástico, se você trabalha constantemente no engajamento, se pessoa não comprar de você na primeira oferta, você vai direcionar ela para outras campanhas de engajamento. E uma hora ou outra vai chegar a vez de ela comprar.
E é por isso que eu vendo todos os dias!
Quem não comprou hoje, não sentiu que deveria, amanhã compra.
Quem não comprou mês passado, compra no outro. E assim as vendas são recorrentes e o processo é automatizado.
Eu não paro de engajar porque sei que esse é o caminho para vender mais.
Dou dicas, ideias, dou suporte, preparo conteúdos cuja a implementação é pratica, e assim a roda de vendas gira automaticamente, todos os dias no meu negócio.
E você VET? Que ações tem feito nesse sentido?
Como prepara o terreno para fazer ele ser fértil e colher os frutos?
Compartilha sua opinião aqui conosco, eu leio todos os comentários e ajudar a complementar sua estratégia será um prazer para mim!
Um super abraço e sucesso!
Valéria Melo