Quero começar a nossa conversa de hoje fazendo uma pergunta..

Você faz parte da rede dos 500 MILHÕES de usuários que acessam e interagem diariamente no INSTAGRAM?

Ah, deste número , saiba…

Como usar o Instagram para vender mais?

Publicado em 20/02/2017 | Atualizado em 14/08/2020

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Quero começar a nossa conversa de hoje fazendo uma pergunta..

Você faz parte da rede dos 500 MILHÕES de usuários que acessam e interagem diariamente no INSTAGRAM?

Ah, deste número , saiba que 7%  é representado por usuários brasileiros, Somos Nós!!

Matéria completa sobre os dados divulgados pela companhia Instagram aqui: (http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/06/instagram-ultrapassa-os-500-milhoes-de-usuarios.html).

Sim, não é de se surpreender que o Brasil também é um dos países que mais gera engajamento e acessos as redes sociais, afinal ,desde o início das Redes Sociais( blog e orkut lembra?) o Brasil sempre esteve no ranking de maior número de usuários em estatísticas mundiais.

E o que isso tem a ver com o nosso assunto de hoje?

TUDO!

Afinal das contas, toda empresa precisa ‘’aparecer’’ ou ao menos, se preocupar em  estar presente nos mesmos ambientes onde se encontra o seu público.

Fazendo uma comparação  com um pouco de nostalgia:

Você se  lembra antes da internet, ou ao menos antes do “boom” e o fácil acesso tecnológico, o que era prioridade para uma empresa?

Estar localizada na região central do comércio não é mesmo?

Perceba que, há 15 anos atrás, para um empreendedor ter sucesso, era necessário escolher e pagar por uma localização onde as pessoas pudessem vê-lo  ou encontrá-lo com facilidade.

Isto porque neste período, não existia o comércio digital e por isso, estar presente em uma avenida ou rua de grande fluxo de pessoas era uma das estratégias de venda, pois já estamos carecas de saber que:

“Quem não é visto, não é lembrado”.

Pois é, os tempos mudaram e hoje, para a felicidade de muitos, e para a tristeza daqueles que não enxergam e não pensam fora da caixinha, o mercado online realmente abre muitas portas e muitas oportunidades.

Uma outra grande e boa notícia é que as Redes Sociais são muito mais do que apenas um ambiente de interação e divertimento.

Para empreendedores veterinários que pensam fora da caixinha a Rede Social é uma FONTE DE RENDA $$$$$.

Sim,  hoje vamos falar do Instagram e as  OPORTUNIDADES escondidas por trás das imagens  para o seu negócio veterinário.

o Instagram  é muito mais do que uma ferramenta com filtros divertidos para aplicar em fotos.

Quando trabalhado com inteligência e know how, o Instagram pode atrair e fidelizar uma infinidade de clientes.

Se você é  um veterinário (a)  empreendedor que já tentou gerar engajamento e vendas por meio de alguma outra Rede Social mas não obeteve sucesso e por isso não se sente motivado a entrar nesta onda novamente,  pare agora esta leitura.

Sim, porque, nada do que você vai ler abaixo fará sentido se você não estiver determinado a salvar seu negocio e realmente PENSAR FORA DA CAIXINHA.

 Por isso, convido você a assistir o meu vídeo  sobre os 05 principais motivos para  usar o marketing digital a favor do seu negócio e da oferta de seus serviços e produtos como Veterinário.

Convencido de que o Veterinário de Sucesso é aquele que usa as Redes Sociais para realizar o marketing digital  que realmente gere vendas efetivas, é hora de realmente entender COMO É POSSÍVEL REALIZAR VENDAS PELO INSTAGRAM.

Para  nossa conversa de hoje, vou dar a você todas as informações sobre:

  • O que é o instagram e sua força de VENDAS.
  • 5 segredos para ter uma conta de SUCESSO NO INSTAGRAM
  • BÔNUS – Ferramentas GRATUITAS PARA GERAR ENGAJAMENTO.

O Instagram, o que é?

Parece uma pergunta com uma resposta bem óbvia já que acabei de dizer a você que o Brasil representa 7% dos 500 milhões de pessoas que acessam o Instagram.

Porém,  a ferramenta vai muito além, MUUUITO MESMO, de apenas uma rede social para postar fotos e curtir imagens de seguidores.

O Instagram que  entrou no mercado em 2010, atualmente, está sob a responsabilidade de ninguém menos que Mark Zuckerber, sim, o mesmo dono do Facebook.

Voltando ao assunto principal de hoje, muitos veterinários já devem ter olhado para o Instagram e não se motivado, afinal, é apenas uma timeline com fotos “fofinhas” com alguns filtros e por isso, por que perder tempo com uma rede social que nem oferece tantos recursos para realizar uma venda não é mesmo?

Se o que eu acabei de te dizer já foi um de seus pensamentos, ou pior, conclusão…

Desculpe,  não me leve a mal, mas uma das coisas que faz da nossa página, sistema e consultorias ser muito eficaz é a minha sinceridiade e por isso, preciso dizer a você..

Você está errado!

Por incrível que pareça,  se você começar a enxergar com os olhos de um veterinário empreendedor digital, você irá começar a ver muito mais do que fotos bonitinhas, você verá uma página LUCRATIVA.

Como?

Instagram usado para empresas

Você sabia que existe uma plataforma dedicada no Instagram para empresas?

Pois é, o Instagram viu o quanto empreendedores poderiam crescer o seu negócio por meio desta Rede Social e desenvolveram uma plataforma com recursos exclusivos para você, veterinário empreendedor.

Por isso, continue a leitura, pois ao final dela, vamos ensinar você a lucrar com os  05 segredos para ter uma conta de SUCESSO NO INSTAGRAM.

Sim, não estou falando besteira, na internet é possível ver cases e cases de empresas que até  iniciaram o seu negócio 100% no instagram e o crescimento foi tão rápido que tiveram que migrar para outras plataformas que oferecessem um suporte a mais devido a alta demanda.

Mas você deve estar  falando ai do outro lado..

“Ah Valéria, ganhar dinheiro pelo Instagram é para nichos de moda e beleza”.

Absolutamente não!

Por que você deve vender pelo Instagram?

Simplesmente porque as pessoas, o seu público QUER e ESPERA que você venda também pelo Instagram.

Está assustado???

Apenas disse a verdade :/

O público atualmente acessa a internet com o desejo inconsciente de consumo, logo, se você oferecer a ele a oferta correta, no momento ideal, você terá fisgado o seu público-alvo.

 

‘’Ah Valéria, mas falando assim parece ser fácil, eu já postei várias fotos e não tive nenhuma venda’’.

Pois é,  VENDAS  é algo muito maior do que apenas postar foto de um serviço ou um produto e dizer o  seu preço.

O processo de vendas  envolve:

  • Marketing digital
  • Estratégia de precificação do produto ou serviço .
  • Força da marca e do Médico Veterinário.
  • Propaganda.
  • Funil de Vendas.

Poxa, você nem imagina do que acabamos de falar?

Então tenho certeza que até a final desta leitura você  terá um  progresso enorme em  seus conhecimentos com marketing digital  já que, durante a nossa conversa de hoje eu já ofertei GRATUITAMENTE um infinidade de materiais para você.

Esse aqui é um material bem legal, uma visão que você precisa ter O que é funil de Vendas (clique aqui para assistir a vídeo-aula), nele eu vou te explicar como estruturar a oferta de serviços e vendas de seu negócio.

Ciente de que você tem uma estratégia de Vendas, é hora de entender como  realizar a oferta de produtos e Serviços pelo Instagram, uma ferramenta completamente visual e com pouco  texto informativo.

Por isso, confira agora:

5 segredos para ter uma conta de sucesso no Instagram

 

 

1. Os primeiros passos para criar sua conta no Instagram

Se estiver disposto a revolucionar o seu negócio como veterinário empreendedor então é necessário entrar de cabeça  no mercado de vendas por meio do Instagram e realizar um trabalho de qualidade.

Para isso, é necessário criar um perfil profissional no instagram.

Não tem ainda a plataforma?

Passo a passo rapidinho:

  1. Tenha em mãos um iphone ou um smartphone  e realize o download GRATUITO da ferramenta Instagram.
  2. Crie a sua conta em nome da empresa. No recurso de configurações da plataforma Instagram é possível configurar a página no modelo comercial e assim, ter acesso a todos os recursos visando vendas.
  3. Insira informações relevantes na chamada BIO,  seu perfil.
  • Logo da empresa
  • Nome da empresa
  • Telefone
  • Site
  • Horário de atendimento
  • Localização

Este primeiro passo parece ser muito simples, mas acredite, construir um perfil que atraia clientes exige esta atenção especial, afinal, todos os usuários realmente apreciam e respeitam uma página bem construída.

2. Faça do seu Instagram uma vitrine. Faça bonito!

Em seu ambiente off-line, você não se preocupa com a limpeza, organização e exposição dos móveis e produtos visando atender o cliente e causa o que chamamos de “ boa impressão?

No ambiente online não é diferente.

Mais ainda quando falamos de uma plataforma cujo o meio de interação e venda é 100% IMAGEM.

Por favor, dedique tempo e cuidado na hora de realizar suas imagens.

Ah, não estou dizendo que você precisa contratar um fotógrafo ou uma agência para editar algumas fotos.

Continue na leitura comigo pois  tenho uma surpresa para  você conseguir fotos incríveis de seu negócio e garantir o sucesso de suas vendas pelo Instagram no final deste material.

Neste segredo, duas coisas são de extrema importância:

  • Planejamento de postagem
  • Produção de imagens.

Se você faz parte do nosso Portal Veterinários de Sucesso já cansou de ouvir e ler o quanto priorizamos o planejamento, seja para marketing off line ou marketing digital, para um negócio de sucesso é necessário planejar.

3. Elabore um calendário de postagens

Isso mesmo, trabalhe intercalando assuntos que fomentem as vendas como promoções, oferta de pacotes e serviços junto a um material de relacionamento.

Está com dificuldade nesta produção?

Segue algumas dicas:

  • Dica do dia – cuidado que o Dono ou Dona deve ter com seu pet.
  • Promoção da semana: 25% para quem curtir e comentar a foto.
  • Código promocional: 10% de desconto em produtos para banho.
  • Cliente do dia: ( com autorização) divulgue cuidados e rotina do seu negócio.

Viu?!?

Com um pouco de criatividade você pode ENVOLVER o público-online de forma a atrair o cliente até o seu empreendimento ou até mesmo, realizar vendas online.

Em relação a produção de imagens que serão o resultado para este planejamento, você pode usar até a camera do seu celular, desde que tenha uma boa resolução.

Procure referências na internet, inspiração.

Além disso, existe uma infinidade de plataformas que fornecem imagens muito interessantes.

DICA: Se for fazer a partir do seu celular, procure trabalhar na resolução 110px x 110px.

4. Hashtag, uma poderosa ferramenta de vendas

Se você nunca prestou atenção nas ## HASHTAGs então é hora de entender para que servem e como usá-las a favor do crescimento do seu negócio como veterinário digital.

A ‘’hashtag’’ nada mais é do que um recurso no qual é capaz de reunir imagens referentes a um  tema ou assunto específico proveniente de qualquer conta no instagram.

Exemplo:

Coloque no  buscador de sua conta pessoal a hastag #amopets.

Viu o resultado?

Todas as imagens que são ‘’TAGEADAS’’ com esta # irão aparecer.

Mas o que isso tem a ver com o seu negócio veterinário?

Tudo e mais um pouco!

Afinal, se você está começando agora, basta ser criativo e utilizar as hash tag mais buscadas no Instagram, assim, todos aqueles que procurarem e se identificarem com a mesmo hashtag ou seja, grandes chances de ser o seu público –alvo  irão ver a sua publicação e claro, você irá aumentar seu público seguidor.

Hashtag é tarefa obrigatória na hora de realizar a publicação, visando propagar sua imagem de forma gratuita e ainda facilitar a interação com o publico.

Prometa que você irá fazer isso já!

Confie,  apenas utilizando a hashtag você poderá ter muito mais seguidores, likes e engajamento por meio de pessoas que já estão interessadas pelo seu nicho de atuação.

É hora de gerar vendas!

Pode me chamar de louca ou contraditória mas antes de tentar vender pense que o Instagram da empresa não está lá para VENDER!

Se você continua aqui comigo pode ter certeza que fará todo sentido o que vou dizer agora.

O Instagram serve para aparecer, mostrar sua imagem, da sua empresa e da sua oferta.

Por isso,  trabalhe as imagens de forma que a oferta apareça sim, mas com uma comunicação  informal, dando detalhes do dia a dia de sua empresa, de sua rotina. Bem sutil…

Assim que o público começar a visualizar e a se interessar pelo conteúdo e imagens postado,  sem dúvida  o retorno financeiro será uma consequência desta aparição.

Para isso, outra dica essencial é sempre deixar bem visível um meio de atendimento e comunicação com o público, algo prático e fácil. Ah, você pode utilizar o whatsapp  como estratégia, deixando o número disponível ou e-mail para contato.

Lembre-se, organização é essencial pois na internet você não terá mais controle geográfico de sua página e por isso, pode “chover” mensagens e demandas para aquisição de um produto por exemplo.

Em casos assim, não se assuste, por se tratar de uma rede social você pode sim ser honesto com os clientes e dizer que, não esperavam tamanha repercussão e que aos pouquinhos e com muita atenção você retornará todos os clientes.

Acredite, os clientes AMAM e se APAIXONAM por empresas HUMANAS, aquelas que realmente são honesta e mostram a realidade da empresa com muita simpatia, humor e carinho.

Crie esta empatia com relação a seus potenciais clientes, não tenha medo e veja as suas vendas AUMENTAREM.

5. Aumente as Vendas por meio de outros perfis!

Sabia que o seu perfil não é o único lugar onde você pode fazer a sua oferta de produtos e serviços no Instagram?

Existem perfis de pessoas influenciadoras na área e também perfis de nichos que “vendem” espaço em sua página para que você possa trabalhar a divulgação.

Sim, é comprovado que realizar parcerias aumentam as chances de vendas, isso porque as pessoas muitas vezes consomem produtos por indicação.

Legal né?

Mais interessante ainda é que no geral, esses perfis de divulgação, chamados de Instagrammers ou  digital influence e  possuem preços bem acessíveis.

Por isso, pesquise quais são os perfis influenciadores do seu segmento de medicina veterinária, você pode procurar por:

  • Pessoas famosas de sua região que são apaixonados por pets.
  • Blogueiros regionais que possuem bastante seguidores
  • Perfis de ONGs

Ah, muitos influenciadores digitais estão até abertos a uma proposta de permuta. Você pode buscar essas pessoas!

Não se acanhe, pesquise em sua região de atuação as pessoas influenciadores e realize um contato.

Com isso, a sua imagem, oferta e serviços estarão em uma página com centenas de seguidores  que já geram uma alta audiência por esta persona.

O  resultado?

Além de aumentar as chances de vendas, você veicula a sua marca à uma persona que já conquistou milhares de pessoas.

Um presente meu para você!

Como o foco principal do Instagram é a imagem, compartilho abaixo,  4 ferramentas GRATUITAS  que ajudarão você a profissionalizar suas publicações e claro, aumentar as chances de engajamento e finalmente VENDAS do seu empreendimento veterinário:

  1. Boomerang: uma ferramenta gratuita que permite criar vídeos em movimentos repetitivos e bem divertidos. No geral, o público é apaixonado por este tipo de publicação.
  2. PhotoWonder: uma ferramenta com incríveis filtros para deixar suas imagens ainda mais atrativa e comercial.
  3. Instaquote: essencial para trabalhar informações em uma imagem. Com ele, você consegue passar mensagens dentro de uma imagem de forma clean e agradável.
  4. Pixlr: Esta ferramenta é quase um photshop, sem a necessidade de você ter habilidades de design. Experimente e verá incríveis resultados após aplicar alguns efeitos.

Vet, se você chegou até aqui é porque realmente está interessado e engajado a manter a sua empresa meio a tamanha concorrência e fatores externos.

Por isso, quero muito saber da sua história, conte para nós,

Como você vem trabalhando o marketing digital para sua empresa?

Quais são suas dificuldades?

Acredite,  fazer marketing digital é possível e mais ainda,  esta estratégia vem sendo a “salvadora” de muitos empreendimentos e médicos veterinários.

Não tenha medo do NOVO, entre em campo logo!

E conte comigo, sempre!

Um forte abraço.

 Valéria Melo


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