Toda e qualquer clínica veterinária conta com atividades que precisam ser realizadas, trazendo maior fluxo para determinadas tarefas que precisam ser seguidas.
Mas, em alguns casos, o fluxo não é planejamento e comunicado à toda equipe e acaba não sendo colocado em prática como foi de fato pensado.
Sua clínica veterinária está com dificuldades de atendimento? Pois bem, em nosso artigo de hoje, vamos mostrar 7 passos para melhorar o atendimento veterinário.
Venha conhecer com a gente os passos fundamentais para dar um up no atendimento de sua clínica. Acompanhem.
1. Preze sempre por um atendimento transparente e ágil
Quando os clientes entram em contato com a sua clínica veterinária, estão esperando que seus animais sejam atendidos o mais rápido possível. Contando, claro, com a competência dos profissionais que estão tendo contato.
Mesmo que sua clínica possua recursos técnicos para uma comunicação de alta qualidade, se o seu atendimento não for marcado pela agilidade e transparência, será muito difícil o cliente se sentir de fato satisfeito.
2. Ofereça diferentes canais de comunicação
Existem inúmeros clientes que não possuem o acesso a um determinado veículo de comunicação, ou então preferem utilizar somente um tipo deles.
Vamos dar um exemplo:
Os jovens normalmente se comunicam com as empresas através das redes sociais, chat ou mensagens – por estarem acostumados com os hábitos que incluem a presença de dispositivos móveis.
Enquanto os mais velhos ainda utilizam canais os canais mais tradicionais, nos quais se sentam mais seguros. Como é o caso do telefone, onde muitos ainda utilizam para acompanhar a situação de um bichinho, tirar dúvidas ou mesmo para fazerem reclamações.
Então essa é uma característica importante: Tenha sempre disponíveis canais de comunicação que os seus clientes utilizem.
3. Faça com que a equipe de sua clínica ou petshop conheça seus produtos e serviços
Uma das maiores reclamações que vemos sobre o atendimento em clínicas veterinárias ou petshops, estão na demora que os clientes precisam esperar por uma determinada resposta.
E por que isso acontece? Pela falta de conhecimento sobre um serviço ou produto de sua clínica – por parte de seus atendentes.
Realize integrações e treinamentos constantes, sempre informando sobre a chegada de um novo produto ou inclusão de um novo serviço em seu negócio veterinário. Assim sua equipe poderá tirar duvidas e saberá vender produtos e serviços com maior facilidade.
4. Ofereça treinamento para a equipe de atendimento de sua clínica
Como já comentamos no tópico anterior, um passo muito importante para melhorar seu atendimento veterinário é começar a promover constantes capacitações para sua equipe de atendimento.
Quanto mais informações eles tiverem, maiores serão os pontos de qualidade no atendimento que serão oferecidos por eles.
5. Aprenda a utilizar a tecnologia a favor de sua clínica
A tecnologia é certamente uma das maiores aliadas para melhorar o atendimento veterinário. E isso se dá por conseguir desempenhar diferentes tarefas com maior agilidade.
A maioria das dúvidas poderiam ser respondidas facilmente através de um FAQ – Frequently Asked Questions – Perguntas Mais Frequentes.
Essa estratégia na prática, tem como foco principal, compilar as perguntas que normalmente são feitas pela maioria dos clientes, e disponibilizá-las diretamente em seu site – em um local de fácil acesso para seus usuários.
E se os seus clientes pudessem agendar serviços, consultar agendamentos realizados e até saber quando será a próxima dose da vacina por meio de um aplicativo de celular? Isso já é possível!
Outra ferramenta tecnológica que certamente irá ajudar seu negócio veterinário é um aplicativo para dispositivos móveis integrado com sua agenda, chamado BensVET.
O aplicativo BensVET trabalha para facilitar as tarefas já mencionadas, possibilitando que os profissionais de sua clínica ou petshop se dediquem em trabalhos que exigem maior dedicação.
6. Peça sempre feedback de seus clientes
Um dos passos mais eficientes para melhorar o atendimento veterinário de sua clínica, está em solicitar sempre que possível o feedback de seus consumidores.
Oriente seus colaboradores para sempre efetuarem uma avaliação final, no momento do final do atendimento. Seja através de notas ou mesmo por meio de abordagem mais direta.
7. Jamais abandone seus clientes
É extremamente comum ver clínicas veterinárias que costumam medir o nível de sucesso de acordo com o número de reclamações. E a partir do aumento de protestações é que normalmente começam a procurar por melhorias.
Essa atitude não pode ser uma rotina em sua clínica. Afinal, não é sempre que o consumidor apresenta uma crítica de forma formal ou mesmo está completamente satisfeito com os atendimentos, serviços e produtos da sua clínica, hospital ou petshop.
Aprenda a oferecer soluções para as reclamações e não somente esperar para que elas apareçam.
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Esses foram os 7 passos para melhorar o atendimento veterinário. Não deixe de aplicar todas essas dicas e conhecer o Sistema de Gestão Veterinária BensVET. Melhore agora o seu atendimento!