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Três erros (disfarçados) que podem te trazer problemas com o CRMV

Mesmo cientes do potencial absurdo de aumento de resultados que o marketing digital traz, muitos veterinários ainda tem o receio de utiliza-lo, e grande parte desse receio nasce de uma interpretação indevida do código de ética do CRMV.

Temendo infringir alguma regra, alguns veterinários adotam a opção mais fácil, e logicamente que não traz resultado nenhum: não fazer nada!

Para te ajudar a se livrar dessa preocupação desnecessária, nesse artigo vou apresentar os 3 principais erros mais comuns e que voce precisa estar atento para não cometer e criar problemas com o CRMV.

Erro nº 1 – Anunciar preços e promoções

Em muitas situações o preço baixo é um poderoso atrativo e partindo de casos assim muitos estabelecimentos veterinários já se deram mal por divulgar o preço de seus serviços.

Existem outros meios de chamar a atenção do seu cliente para seus serviços de consultas, tratamentos, vacinas e etc.

Por exemplo, uma das formas de chamar atenção mais efetivas da atualidade é fazer anúncios digitais. Nesse sentido você pode atrair o potencial cliente de muitas formas, como por exemplo convidando para vir conhecer a clínica, ou colocando um link que o leve para uma página onde ele pode reservar uma primeira consulta preenchendo somente nome, telefone e e-mail, ou ainda, uma chamada focando algo especifico como “Seu pet já fez uma higienização bucal?, queremos presenteá-lo, preencha seus dados aqui”, e assim o interessado deixara seus dados, quando ele deixar, aí sim, você terá acesso individual a ele, no caso sua secretaria entra em contato com ele e no individual pode fornecer dados sobre valores, formas de pagamento, etc.

Mas além de divulgar o preço em si, lembre-se que você também não deve divulgar facilidades de pagamento (pagamento para daqui 30 dias, parcelamos em 13 vezes), isso também caracteriza o descumprimento das regras.

Erro nº 2 – Exposição de animais atendidos

Não podemos negar que existem veterinários que fazem verdadeiros milagres. Com seu dom e sua dedicação conseguem evitar que uma infecção se alastre, a perda de um membro, fazem tratamentos intensos e que são muito efetivos mesmos sem intervenção cirúrgica. Isso é louvável e merece nossa admiração.

Porém, também não é recomendado que esses fatos sejam expostos, porque mesmo com autorização, não deixa de haver uma exposição do paciente. Então como vc pode divulgar seus cases?

A resposta é criando conteúdos sobre eles. Os famosos artigos. Artigos são uma excelente opção, com eles você pode elencar e responder as principais dúvidas a respeito de determinado assunto. E essa ação tem dois pontos muito positivos:

  1. Fortifica sua autoridade e atesta seu domínio do assunto
  2. Facilita sua localização na internet, sua presença digital.

Além disso, o artigo pode ser compartilhado nas suas mídias sociais e nessa brincadeira, um potencial cliente que nunca te viu, pode entrar em contato com você e querer o seu serviço.

É meus amigos…

Esse é o poder da internet, não tem fronteiras, e transforma um curioso em um cliente, tudo através de uma relação de confiança que nasceu na internet. Demais!

Erro nº 3 – Ofertar serviços clínicos vinculados à compra de um produto

Esse ponto aqui é bem delicado. Problemas nesse sentido normalmente surgem simplesmente pela ingenuidade ou falta de conhecimento do administrador do estabelecimento veterinário.

Muitas clinicas veterinárias, posso arriscar que mais da metade, também comercializam produtos: rações, brinquedos, acessórios, medicamentos, e não há problema nisso.

O problema está nas vendas casadas. Os conselhos regionais são claros quanto as vendas casadas, essa é uma situação bem simples e que não pode ser subestimada pois já levou muitos veterinários para visitar o juiz…

Isso porque ofertar serviços clínicos veterinários vinculados a um determinado produto, é visto como algo negativo e infringe o código de ética.

Mas, talvez agora esteja passando pela sua cabeça uma dúvida do tipo:

Mas, e vendas casadas para serviços de banho e tosa? Esses não sendo competência privativa do médico veterinário podem ser anunciados e ter vendas casadas?

Bem, o serviço de estética animal não tem ligação com serviços veterinários. Nesses casos você pode anunciar inclusive com preços. Não tem problema algum em fazer uma promoção de banho com tosa higiênica grátis, pois se trata de um serviço estético.

Espero ter te ajudado a esclarecer esse ponto!

Uma dica especial: Sempre que você quiser atrair clientes sem medo de errar, publique sobre esclarecimentos e conteúdos educativos (claro, fale do assunto que você deseja focar).

Agora, eu vou ficando por aqui.

Fique atento para não cometer esses três erros e criar problemas com o seu conselho!

E o que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário aqui embaixo, é muito importante para mim, quero saber se estou no caminho certo e realmente te ajudando a sanar as duvidas

E posso pedir uma coisa? Compartilha nas suas redes sociais, assim você será responsável por levar informação a quem precisa e pode livrar essa pessoa de situações indesejáveis.

Até o próximo,

Valéria Melo

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