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Como agregar valor aos serviços de sua clínica veterinária?

Uma clínica veterinária com ambiente e atendimento diferenciados

Quando falamos em clínica veterinária, um dos pontos principais a se considerar é a aparência geral do local. Essa é uma das primeiras observações que seu cliente fará, independente do serviço que está buscando.

Dessa forma, um local como esse precisar estar sempre impecavelmente limpo, organizado e com uma equipe treinada para receber todo tipo de demanda que possa adentrar na clínica.

Independente da quantidade e do fluxo de pessoas, é necessário que a recepção e o primeiro atendimento sejam feitos de maneira que reflitam atenção e segurança.

Emergências devem ser tratadas com a devida competência, direcionando o paciente e também atendendo ao cliente de modo a minimizar o estresse típico dessas situações.

Não basta apenas cortesia e um sorriso, é preciso demonstrar também organização e preparo no que diz respeito aos funcionários e também à maneira como os serviços são administrados.

Muitos estudos comprovam que a experiência vivida pelo cliente e a forma como são acolhidos no ambiente tem profunda influência sobre suas decisões de compra e principalmente na fidelização.

Com base nisso, o ambiente e o atendimento são cruciais! Mas tem muito mais a ser levado em conta, veja nos próximos tópicos.

Invista em um ambiente confortável para todos

Pense em um layout para a clínica, cuja estrutura possua salas de espera confortáveis para os tutores e para os pets. Lembre-se que esse ponto não está limitado à cadeiras e bancos. Pense no ambiente como um todo.

Tenha cortesias para oferecer como petiscos para os pacientes e um típico cafezinho ou chá para os donos dos bichinhos de estimação. Clientes costumam gostar muito de brindes para seus pets!

Lembre-se que você receberá pacientes de portes diferentes, então, planeje um ambiente que também possa receber e acomodar aqueles os pets maiores, que não virão em uma caixa de transporte convencional ou ainda que não sejam tão amigáveis com a presença de outros animais.

Outros atrativos comuns como uma TV e revistas são opções básicas para uma sala de espera, mas que continuam tornando o ambiente mais acolhedor.

Tenha uma equipe bem treinada

A premissa para quem vai lidar com atendimento ao público, sobretudo de uma clínica veterinária, é possuir inteligência emocional.

Pense que muitos clientes adentram a clínica com algum problema a ser resolvido e isso os deixa fragilizados, preocupados e com os nervos à flor da pele.

Por isso é preciso compreensão e uma boa dose de empatia para passar tranquilidade e segurança ao cliente. Assim ele saberá que fez a coisa certa levando-o á sua clínica e que lá todo o necessário será feito para que o pet receba os devidos cuidados.

Além disso, procure ter sempre funcionários bem satisfeitos em suas posições de trabalho. Disponha de locais adequados para alimentação e descanso, além de manter um mobiliário ergonomicamente correto para todas as áreas, garantindo o conforto da sua equipe durante todo o expediente.

Faça uso de softwares e aplicativos que facilitem a administração

A boa administração dos cadastros dos clientes e pacientes é uma ótima forma de agregar valor aos seus produtos e serviços.

Por isso esses cadastros devem estar sempre atualizados, inclusive, com lembretes automáticos que informem quando um paciente já está há muito tempo sem fazer uma visita de rotina, por exemplo.

O cliente que recebe um contato da clínica lembrando sobre vacinas, vermifugação e aniversário do pet se sente lembrado por sua marca e sua equipe. Essa é uma forma de agradar muito os tutores.

O maior diferencial atualmente está na forma de atender e gerir os relacionamentos e sem dúvida, fazer isso de forma manual é algo inviável. Por isso um software como o BensVET se faz necessário para automatizar essas funções

Como proprietário de uma clínica veterinária, também é preciso fazer a gestão financeira, gestão de estoque, gestão das vendas de produtos e serviços, além de identificar os itens mais vendidos, quais sãos as principais raças atendidas e fazer o relatório de comissionamentos. Todas essas tarefas são vitais para sobrevivência do negócio e para agregar valor aos clientes, contudo apresentam um alto nível de complexidade.

No entanto, já é possível utilizar tecnologia a seu favor, otimizando seu tempo e energia gastos com essas etapas. Isso porque já existem softwares exclusivos para área veterinária podem fazer da gestão uma tarefa aprimorada e muito mais produtiva.

Existem ferramentas completas para isso como a BensVET que tornarão as rotinas administrativas melhores e o gerenciamento acontecerá de forma muito mais fluida. Solicite aqui uma demonstração gratuita e exclusiva do BensVET para o seu negócio.

Divida corretamente cada setor

Para clínicas veterinárias com espaço mais amplo e maior oferta de serviços, pode haver além do atendimento médico veterinário a área de petshop com banho, tosa e venda de outros produtos.

O ideal é deixar a parte de atendimento clínico, separada da área que podemos nomear como “loja”. Isso é importante, pois alguns clientes podem visitar o local apenas para o serviço de banho e tosa ou mesmo a compra de alimentos e outros acessórios.

Observação: Algumas dessas setorizações são classificadas e regulamentadas pela Resolução 1275/2019 do CFMV. Então fique atento se seu negócio veterinário já atende às normas.

A setorização correta das áreas traz um visual organizado e facilita também para os colaboradores transitarem em seus devidos locais de atuação.

Se durante o atendimento veterinário houve a indicação de medicamentos e a clínica dispõe de farmácia, direcione o cliente para este local onde poderá ser atendido em sua solicitação com toda atenção.

Conclusão

O atendimento, o ambiente e a administração são os pontos chaves para agregar valor aos seus serviços e produtos.

Um ambiente pensado para receber seus clientes e pacientes, uma equipe treinada e bem preparada para atende-los e o respaldo tecnológico de softwares que possam otimizar as rotinas administrativas e a gestão do negócio devem ser a premissa para que haja valor percebido, não apenas nos serviços prestados, mas para o nome da clínica se tornar referência.

O crescimento ocorrerá de forma orgânica, pois cada um dos pontos citados elevarão o nível de experiência de seus clientes, fazendo-os entender quais são os diferenciais essenciais que farão sua clínica veterinária ser a preferida deles.