“Como posso fazer minha clínica veterinária crescer?” Essa é uma das perguntas mais comuns entre os veterinários!

Expandir os negócios pode ser um momento emocionante e esmagador ao mesmo tempo. Embora…

5 dicas infalíveis para expandir sua clínica veterinária

Publicado em 28/10/2020 | Atualizado em 27/10/2020


“Como posso fazer minha clínica veterinária crescer?” Essa é uma das perguntas mais comuns entre os veterinários!

Expandir os negócios pode ser um momento emocionante e esmagador ao mesmo tempo. Embora o crescimento de um negócio veterinário signifique maior potencial para aumentar a base de clientes e gerar mais receita, também exige bastante cautela.

É preciso muita análise, planejamento e pensamento estratégico para fazer as melhores escolhas. A boa notícia é que você não está sozinho nessa jornada!

Neste artigo, você vai ter acesso a algumas dicas infalíveis que vão ajudá-lo a seguir a caminho certo para expandir sua clínica veterinária. Aproveite o conteúdo para fazer bons negócios!

1. Faça um planejamento estratégico

Sabemos que vontade de ir logo para a prática é grande! Entretanto, toda grande mudança precisa de planejamento e não tem como fugir disso (a menos que você não se importe com os resultados).

Mas não precisa se desesperar. É possível fazer um plano de expansão básico começando a responder apenas três perguntas:

a) Onde estou?

Identifique o que a sua clínica veterinária faz atualmente, ou seja, os produtos e serviços que oferece, como o público a enxerga, como se posiciona e etc.

b) Para onde quero ir?

Pense aonde quer chegar com a expansão do seu negócio veterinário e como isso têm a ver com a satisfação dos seus clientes.

Por exemplo: “Daqui um ano quero que minha clínica veterinária tenha uma filial para atender os clientes de outra região da cidade”.

c) Como chegar lá?

Agora que você já sabe qual o seu objetivo de expansão, é hora de traçar as táticas para alcançá-lo.

Continuando com o exemplo anterior, algumas ações seriam: fazer uma pesquisa de mercado, levantar os gastos envolvidos com uma nova unidade, definir a localização e etc.

2. Elabore um planejamento financeiro

Qualquer empresa envolvida em um processo de expansão precisa estar disposta a investir financeiramente no crescimento e aguardar um tempo para começar a registrar lucro.

Powered by Rock Convert

Por isso, é essencial fazer uma avaliação detalhada sobre a situação financeira atual da sua clínica veterinária. Caso tenha algum problema, crie um plano de ação para conseguir se recuperar. Se as finanças estiverem equilibradas, você deve começar a fazer um planejamento financeiro para a expansão.

Considere todos os gastos envolvidos no crescimento, como compra de equipamentos, contratação de funcionários, locação de um novo espaço e etc.

Caso você não tenha recursos suficientes para tanto, também é válido consultar as linhas de crédito disponíveis para o seu negócio veterinário. Só tenha cuidado para não acabar se endividando!

3. Invista em marketing

A forma como sua empresa se posiciona no mercado é um fator crucial para consolidar seu crescimento. Por isso, é essencial utilizar o marketing para médicos veterinários a seu favor.

Uma comunicação eficiente e autêntica é capaz de atingir novos clientes, gerar mais vendas ou até mesmo consolidar a sua clínica veterinária como uma referência na área.

Portanto, não deixe de investir em estratégias e ações marketing para alavancar sua clínica veterinária. Algumas dicas valiosas nesse sentido são:

  • mantenha contato constante com seus clientes;
  • procure conhecer as principais necessidades do público;
  • fortaleça sua presença online, principalmente com um perfil nas redes sociais, como Facebook e Instagram;
  • crie um site para divulgar a clínica veterinária;
  • aposte em campanhas patrocinadas para atingir mais pessoas;
  • tenha uma identidade visual.

4. Diversifique seus produtos e serviços

Sem dúvidas, uma maneira prática e eficiente de expandir uma clínica veterinária é aumentando o mix de produtos e serviços.

Felizmente, o setor veterinário apresenta várias possibilidades de diversificação, por exemplo:

  • atendimento veterinário especializado (dermatologia, oftalmologia, animais silvestres, entre outros);
  • diagnóstico por imagem;
  • cirurgias;
  • banho e tosa;
  • rações e alimentos para pets;
  • acessórios;
  • etc.

5. Monte uma grande equipe

Aqui, não estamos falando em quantidade de pessoas e sim em escolher as pessoas certas para ajudar a expandir sua clínica veterinária. Isso porque o crescimento não acontece sozinho: você precisa ter um ambiente favorável e uma equipe capacitada para isso.

Então, certifique-se de contratar pessoas que estão alinhadas com a sua visão e objetivos no negócio.

Além disso, treine a sua equipe para oferecer sempre o melhor atendimento aos pets e tutores, independentemente da função que cada um irá desempenhar no negócio.


Viu como é possível expandir sua clínica veterinária sem precisar investir tanto dinheiro? Com estratégias e ferramentas adequadas, o sucesso pode estar mais próximo do que você imagina! Agora, aprofunde mais em cada uma das dicas acima e direcione seu negócio veterinário rumo ao crescimento.



Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2020