Você deve estar um pouco confuso (a) ou sentindo um ”dejavu” em relação ao tema de hoje né?

Pois é,  resolvemos  presentear você com o artigo 2.0 sobre como Vender mais…

Como usar o Instagram para vender? Versão 2.0

Publicado em 28/02/2017 | Atualizado em 06/06/2019

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Você deve estar um pouco confuso (a) ou sentindo um ”dejavu” em relação ao tema de hoje né?

Pois é,  resolvemos  presentear você com o artigo 2.0 sobre como Vender mais pelo Instagram.

Sabe por que?

Primeiro porque quero contar a você mais 05 SEGREDOS PARA TER UM INSTAGRAM VET DE SUCESSO.

Segundo porque eu também sei que sua rotina é muito intensa e não conseguiria consumir todo o rico conteúdo que entregamos a você de uma única vez.

Mas agora, certa de que você já domina as 05 primeiras estratégias de como Vender mais pelo Instagram ( se você não aprendeu ou não finalizou nosso conteúdo aula, clique aqui  antes de continuar).

Se você finalizou a leitura e já iniciou o seu plano de vendas, é chegada a hora de dar  mais um passo e trabalhar um pouco mais a imersão das vendas pelo Instagram.

Se você já domina os 05 primeiros segredos confira o que você vai aprender hoje em nosso artigo aula:

  • Fórmula do marketing digital
  • + 05 segredos para VENDER mais pelo Instagram.
  • Bônus: Aprenda a fazer PROVA SOCIAL, a estratégia que eu aplico em meu trabalho. O que é Prova Social e como utilizar este recurso para aumentar suas vendas no Instagram.

Os tópicos que citei acima soaram um pouco estranhos para você?

Se você ainda está se adaptando a esta nova era de vendas realizadas por meio do mundo digital, saiba que  compreender e entender os tópicos acima é o que o mercado vem exigindo cada dia mais dos veterinários empreendedores que desejam crescer (ou minimamente sobreviver) no mercado.

Se você não tiver força de vontade e abrir a sua mente para o novo, sinto lhe dizer que talvez a sua resistência pode por o seu negócio a falência.

Sinceridade a parte, eu estou aqui para ajudar você, pegar em suas mãos e levar você bem mais alto do que onde você já está.

Não sonhe pequeno, pense que o novo a primeiro instante incomoda, gera insegurança mas se você continuar e se dedicar em nossos estudos, tenho certeza que os termos e os assuntos que conversamos por aqui, logo logo farão parte do seu cotidiano, e juntos, poderemos ter diversos debates sobre fatos e estratégias de marketing digital focado ao mercado Veterinário.

A  Fórmula do marketing digital para gerar vendas

Diferente das vendas off-line, o marketing digital possui uma regra básica no qual qualquer veterinário com objetivos de médio a longo prazo deve ter clareza antes de iniciar qualquer plano de marketing digital.

A fórmula: tráfego + conversão = sucesso é a base para o todo seu crescimento.

Digo isso pois, para se conseguir um bom resultado é necessário primeiramente, gerar tráfego, o que conhecemos também por audiência.

A partir do movimento deste tráfego que você irá trazer para sua página do Instagram é que iniciamos a fase de conversão,ou seja, o funil de vendas que irá resultar no cliente final realizando o consumo de sua oferta.

Se você não compreendeu muito sobre  funil de vendas e como esta estratégia é importante para o seu negócio,  convido você para assistir minha vídeo aula sobre funil de Vendas dedicado aos veterinários:

Clique aqui para assistir a vídeo aula Funil de Vendas para Pet shop

Clique aqui para assistir a vídeo aula Funil de Vendas para Clínicas Veterinárias

Você sabia que dedicar tempo em planejar o seu funil de vendas pode garantir uma conversão de até 10% de todo o seu tráfego?

Saiba que 10% é uma margem enorme de retorno.

Segundo Neil Patel, conhecido como o guru americano do marketing digital, se você realizar um planejamento sólido, qualquer nicho de negócio tem capacidade de crescer sem nem se quer investir R$1,00 ( UM REAL) com propaganda, crescimento proveniente apenas e exclusivamente utilizando um funil de vendas dedicado e trabalhando ações que se enquadrem ao seu objetivo e público-alvo.

Logo, pensando em 10%, se você atingir 100 pessoas, você será capaz de  captar 10 novos clientes.

É bom ou não é?

Mais do que 10% em conversão, isso significa 10% de crescimento mês a mês. Para mim, isso é muito mais do que muitas empresas conseguem gastando rios de dinheiro em mídias off line como rádio, busdoor e etc…

Ok, mas você não faz ideia por onde começar?

Então, está mais do que na hora de você entrar para o portal Veterinário de Sucesso.

Neste portal, veterinários que realmente almejam crescer o seu negócio, fazem parte do portal e possui acesso a uma infinidade de serviços como consultorias dedicadas, planos de marketing, estudos, dados do mercado e muita experiência compartilhada.

Agora que você já sabe como o conceito do marketing e a fórmula de Vendas do marketing digital funciona e já possui um outro olhar para o número de seguidores do perfil do Instagram eu quero saber de você…..

Você já  fez a pergunta abaixo para si mesmo?

Por que você deve tentar levar o seu negócio para um outro nível por meio de suas próprias habilidades?

Se a sua resposta foi nada menos do que paixão, então, continue a leitura.

Paixão, é isso que me move a dedicar meu tempo aqui, escrevendo para você e é essa paixão que irá motivar você a estar aqui comigo e continuar a desvendar as estratégias de como vender pelo instagram.

E agora, é hora de aprender + 05 SEGREDOS PARA UMA PÁGINA DE SUCESSO NO INSTAGRAM.

E não se esqueça, ao final do texto, temos a  dica bônus:
Aprenda COMO FAZER UMA PROVA SOCIAL (a estratégia que eu aplico em meu trabalho).

1. Produza vídeos

Você deve estar um pouquinho desconfortável com esta dica, afinal,  você começou agora a desenvolver suas habilidades e conhecimentos com marketing digital e eu já digo para você produzir vídeos para Instagram?

Por favor, não desista da leitura, pois o que vou dizer agora é mais simples do que você imagina.

Não quero que você contrate uma produtora, ou uma agência de publicidade e propaganda.

Inclusive, se você não sente confiança em si mesmo, não deixe de assistir o vídeo no qual eu explico o porque você deve fugir das agências de publicidade (clique aqui)  e ser o próprio responsável por suas estratégias e ações de marketing.

Certo disso, saiba que vídeos  possuem um poder de engajamento enorme dentro das Redes Sociais e principalmente, o Instagram.

Ok, eu convenci você de que vídeo é uma das estratégias para vender mais na internet, mas e agora?

Como  você, veterinário irá produzir um vídeo?

Não estou falando de produções de Hollywood,  quero que você produza vídeos caseiros, a partir de seu celular com uma boa resolução.

Ah, mas como que isso vai fazer sucesso?

O segredo é o conteúdo e informação que será passado por meio deste vídeo.

Por que você acha que existe tantos influenciadores digitais ganhando muito dinheiro com a internet hoje em dia?

Simplesmente pelo fato de que esses influenciadores dedicam seu tempo criando um relacionamento virtual com seus seguidores, SEGUIDORES QUE SE TORNAM CLIENTES a médio e longo prazo uma vez que após criar uma relação sólida, este seguidor passa a estar mais vunerável a consumir uma oferta proveniente deste mesmo perfil. ( lembra-se da fórmula do marketing digital).

Parece ser difícil?

Acredite, saia de sua zona de conforto e acredite em mim, vale a pena tentar, uma ,duas, três…quantas vezes for necessário para realizar bons vídeos caseiros.

O objetivo principal é aproximar o seu negócio, a sua profissão e a sua dedicação como veterinário do seu  público-alvo.

Por isso, confira algumas dicas de conteúdo para começar agora mesmo:

  • Aposte em vídeos que mostre um pouquinho de sua rotina de trabalho.
  • Mostre benefícios sobre os produtos que você atua.
  • Apresente a sua paixão por sua profissão e os animais.
  • Valorize seus clientes.
  • Ofereça promoções e dicas gratuitas.

#DICA EXTRA:  09 dicas para gravar seu primeiro vídeo para INSTAGRAM

No vídeo abaixo você irá conferir dicas incríveis para você criar coragem e gravar o seu primeiro vídeo.

Depois de assistir ao meu vídeo, você não terá mais desculpas ok!?!

2. Dedique-se no engajamento de clientes

A palavra engajar vai além do número de seguidores  que aparece em seu perfil.

Ela está ligada a criar uma relação, ou seja, um envolvimento, com cada pessoa que se interesse pelo seu conteúdo.

A primeira dica é:

Cuidado na hora de investir para atrair clientes

Não é tão simples assim. Mas disso eu vou falar em outro artigo porque é bastante detalhado.

E agora eu vou compartilhar ações EFICAZES para gerar esse engajamento em seu Instagram e consequentemente, VENDAS.

  • Dedique tempo procurando outros usuários de seu nicho. Para isso, use a estratégia da #Hashtag para realizar a busca que ensinamos a você neste artigo aqui 

Dica para conquistar e engajar seguidores:

  • Responda todos os comentários, mesmo se não houver questionamento, retribua o carinho e atenção.
  • Envie direct aos clientes que já utilizaram seus serviços para que eles possam tomar conhecimento do seu novo canal de comunicação.
  • Envie códigos e promoções dedicadas aos top 10 clientes de sua empresa.

3. Saia do horário comercial

Você sabia que os clientes não querem mais o comum?

Publicações padrões uma vez por dia em horário comercial não  atrai a atenção mais do seu cliente.

Espere, não estou dizendo que você precise trabalhar fora do horário comercial, atendimento ao cliente é um assunto para um outro momento.

Estamos falando de vendas pelo Instagram e isso não quer dizer efetivar uma venda  meio a madrugada, estou falando de atrair clientes, ou melhor seguidores qualificáveis, audiência por meio do novo e criativo.

Agora anota aí essa informação:

Um estudo da companhia Track Maven afirma que os melhores horários para postagem são:
Segunda à Sexta=  17 até 18h
Sábados e Domingos: 13h até 18h

Experimente trabalhar ações ao Domingos e aguarde contatos e retorno na segunda-feira que se inicia.

Surpreenda o seu público-alvo pelo Instagram!

4. Informações extras e postagens

Não apenas de IMAGEM ou VÍDEO se garante uma venda.

Sim, detalhes fazem toda a diferença e por isso, uma simples postagem exige muitos cuidados.

Por isso, antes de realizar cada postagem ou vídeo, ou fazer uma  “live” , o conhecido ‘’snapinsta’’,não deixe de  inserir as seguintes informações em cada material que fizer:

  • Geolocalização: visando fomentar e divulgar o endereço do seu estabelecimento, sempre use a geolocalização, ferramenta disponível no momento de inserir a postagem.

Isso é tarefa básica e obrigatória, ok?

  • Emojis são permitidos? Sim! Para deixar seus textos mais leves e com informações mais simples de entender, utilize ( com moderação) os emojis disponíveis na ferramenta. Assim, você pode identificar assuntos e evitar textos enormes que sem dúvida serão ignorados.
  • Cuidado com a aparência de sua marca. Lembre-se de criar uma identidade e  harmonia visual aos seus posts. Nada de filtros exagerados, mudanças de cores. Além de desvalorizar a mensagem principal você  coloca em risco a credibilidade perante ao olhar exigente do público-alvo.

Enquanto isso na vida real…

Esses dias encontrei um insta muito bom, de um pet shop em Fortaleza que faz este trabalho e que também aplica as dicas de engajamento e conteúdo que citamos nos segredos anteriores de forma sensacional. Nota 10 pra eles!

Obs.: estou divulgando porque realmente achei o trabalho muito bom, espero que eles não se incomodem 🙂

Pesquise e se INSPIRE em  outras clínicas e profissionais que já dominar a arte de gerar vendas  pelo Instagram.

5. Autenticidade nas postagens

As fotos planejadas e totalmente calculadas para publicação estão cada dia mais perdendo espaço na internet.

Autenticidade é o imã que atrai os clientes do Instagram.

Trabalhe a vida real, os momentos de alegria, de celebração como o aniversário de um funcionário, ou  o resultado de algum trabalho, naquele momento, compartilhe os prazeres da sua profissão e da rotina de sua empresa.

Por isso, aposte em publicações como:

  • Foto do time de veterinários em uma reunião
  • Foto de eventos de estudos e novidades do mercado
  • Fotos do cotidiano
  • Fotos de fatos inusitados

Lembre-se, publique aquilo que o público gostaria de ver!

Bônus: Aprenda a fazer Prova Social

(a estratégia que eu aplico em meu trabalho!)

O que é Prova Social?

Prova social nada mais é do que uma estratégia psicológica que parte do príncipio que geramos mais confiança ou confiamos mais em algo quando nos deparamos com exemplos ou melhor provas sociais do mercado em relação a algo.

Para ser mais clara, nada mais é do que depoimentos, cases de pessoas que utilizaram ou utilizam determinado serviço ou produto que está em oferta para o público-alvo.

Sim, geralmente vemos provas sociais nos sites onde os clientes dão o seu depoimento, assim como você pode ver na página que fala sobre o Programa Intensivo de Consultoria em Marketing para Veterinários.

No Instagram, isso funciona como uma forte ferramenta de venda, uma vez que você pode utilizar a satisfação dos clientes que você já possui para gerar mais valor aos prospect.

A prova social é uma ferramenta de confiança e influência digital, por isso, use com consciência desta estratégia.

Mais algumas dicas com relação a prova social:

  • Compartilhe testemunhos, processos e depoimentos realizados por seus clientes.
  • Considere expor os selos de qualidade e certificados.
  • Sempre apresente dados verdadeiros e sólidos como, crescimento, índice de satisfação .

E para não errar na construção das ações de marketing e evitar colocar o seu negócio em situações frágeis e desagradáveis, o ideal é trabalhar por meio de uma consultoria de marketing digital.

Está preparado(a)?

O mercado e as oportunidades  estão mais  perto do que você imagina, está nas palmas de suas mãos, basta você realmente querer e almejar a mudança e o crescimento que você e o seu negócio merecem.

Compartilhe comigo a sua experiência e dúvidas, assim, cada dia poderei ajudar mais você nesta jornada.

Abraços cheios de inspiração!

Valéria Melo


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