O mercado da área veterinária se mantém aquecido, contudo, a competitividade também vem crescendo.

O número de clínicas, hospitais veterinários e petshops vem aumentando dia após dia e, para captar a…

Como modernizar a gestão e o atendimento de sua clínica veterinária?

Publicado em 09/10/2019 | Atualizado em 09/10/2019

O mercado da área veterinária se mantém aquecido, contudo, a competitividade também vem crescendo.

O número de clínicas, hospitais veterinários e petshops vem aumentando dia após dia e, para captar a atenção e preferência dos clientes, é necessário investir em modernizações que façam com que os clientes percebam a qualidade do seu atendimento, entregando muito valor percebido desde o primeiro contato com seu negócio.

Contudo, não é só o atendimento ao público que será beneficiado. A modernização da sua clínica veterinária trará grandes benefícios para parte financeira, na produtividade dos colaboradores e qualidade dos serviços prestados.

Como modernizar minha clínica veterinária?

Quando se fala em modernização, muitas vezes pode-se pensar que serão necessários grandes investimentos ou que o processo todo vai gerar muito trabalho.

No entanto, essa modernização se trata mais de organizar processos e procedimentos, alinhados com às novas práticas de mercado. Essas práticas facilitarão a rotina de todos no grupo e trarão grandes resultados para o negócio.

Contudo, você perceberá nos tópicos a seguir que a modernização não é apenas se livrar do seu velho arquivo cheio de fichas em papel. A modernização pode ser aplicada em sua clínica como um todo, garantindo que seu negócio não fique perdido no tempo, ou pior, vá à falência.

1. Modernize a gestão da sua clínica veterinária

Para dar início às inovações, principalmente nos processos diários da sua clínica, vamos listar os pontos principais em que você deve focar:

  • Cadastro de clientes/pacientes atualizado
  • Cadastro de procedimentos realizados por paciente, inclusive exames, vacinações e cirurgias
  • Controle de estoque por categoria: farmácia, alimentos, acessórios, etc.
  • Gestão financeira e gestão de vendas
  • Gestão da agenda com detalhamento do tipo de atendimento

Certamente manter o controle de forma organizada dessas tarefas vai otimizar muito o gerenciamento e sem dúvida, quando o cliente percebe essa organização, compreende a qualidade do atendimento.

No entanto, são muitos dados para lidar, principalmente se eles forem feitos no papel. É nesse momento que um software veterinário salvará sua vida. Ele será a chave para que haja fluidez tanto nos processos quanto nos procedimentos, de uma forma totalmente digital.

Atualmente, a melhor forma de organizar esses processos, por sua rapidez e eficácia, é utilizando sistemas veterinários que conseguem integrar todas as áreas e dar para gestão uma visão ampla do funcionamento do negócio.

Sistemas especializados, como o BensVET por exemplo, trazem inovações que aumentam a produtividade e o ganho de tempo. Isso porque, além de realizar a integração de toda a clínica, o software é acessível de qualquer dispositivo conectado à internet, podendo ser usado aonde você e seus profissionais estiverem.

Olhando sob essa ótica, a aquisição e implementação de softwares não se trata de custos, mas sim de investimento que costuma trazer retorno rápido, sobretudo nas rotinas de toda a equipe.

2. Modernize-se com uma constante evolução profissional

Já mencionamos algumas vezes aqui a importância do médico veterinário empreendedor investir em capacitação também na área administrativa, além da parte clínica.

A atualização de conhecimento por parte da gestão deve ser constante, para que possa sempre realizar um melhor atendimento e o gerenciamento eficiente do negócio veterinário que está conduzindo.

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As tendências de mercado vão chegando com certa velocidade e as tecnologias são aprimoradas cada vez mais, então é preciso estar atento às atualizações tanto nas especializações médicas como nas administrativas.

Considere sempre que o investimento no saber é o que difere um profissional do outro quando precisa dar um diagnóstico como médico veterinário ou mesmo na tomada de decisões dentro da clínica como gestor de negócio.

3. A influência tecnológica e o comportamento do consumidor

Uma forte tendência que vem ganhando muitos adeptos na área veterinária, são os atendimentos em domicílio que trazem muita comodidade para tutores e pacientes.

Não se trata de uma abordagem nova, contudo, essa forma de atuação vem ganhando mais espaço e sendo bastante valorizada pelos consumidores de serviços e produtos para pets.

Alguns estudos revelam que os donos dos bichinhos de estimação tem especial preferência por este tipo de atendimento, mesmo que precise investir um pouco mais de valor no pagamento das consultas e procedimentos necessários.

E indo além, há tutores que simplesmente só optam por atendimento domiciliar e só se dirigem à clínica em caso de absoluta necessidade.

Essa escolha muitas vezes tem a ver com o fator do stress urbano no deslocamento, falta de tempo para se dirigir à clínica ou mesmo interferência na rotina do pet, que por muitos tutores são tratados como verdadeiros “filhos”.

Observamos que o comportamento dos clientes, de fato, vem mudando bastante e não apenas no setor veterinário.

Diante disso, é fundamental que sua clínica veterinária ofereça serviços condizentes com esses novos hábitos, seguindo sempre as tendências do mercado. Veja alguns destas tendências:

  • Taxi Dog: O transporte de animais por meio de um serviço especializado facilita a rotina dos tutores e garantem que os pets retornem para uma consulta sem aquela desculpa sobre a “falta de tempo”. Saiba mais como implantar um taxi dog em seu negócio.
  • App para agendamento de serviços veterinários: com ele os clientes podem fazer agendamentos por meio do celular, além de consultar informações importantes sobre os seus pets. O App BensVET para tutores realiza essa função de forma exclusiva, tudo sincronizado com seu sistema veterinário.
  • Serviços complementares: Prestar serviços complementares, como creche para pets, pet sitter e dog walker trazem maior visibilidade para sua marca, criando também novas fontes de receita para o seu negócio.

Você pode ver essas e outras tendências do mercado pet em nosso post, que fala exclusivamente sobre o assunto. Certamente ele será muito útil para que você pense como sua clínica pode se adaptar ao novo comportamento dos consumidores.

Coloque a modernização em prática no seu negócio veterinário

Para modernizar sua clínica, hospital veterinário ou petshop o primeiro passo é focar na organização contando com o apoio da tecnologia, utilizando softwares que possam facilitar a gestão como um todo.

Além de investir nisso, é preciso reciclar e adquirir conhecimento sobre novas práticas tanto na parte médica como na administrativa e isso deve ser feito com a maior constância possível.

Vale ainda lembrar que as inovações do mercado pet e o comportado de consumo dos clientes devem estar sempre no radar de quem é empreendedor desse ramo.

Aproveite essas dicas e comece a modernizar seu negócio veterinário hoje mesmo.

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