Para começo de artigo (rs!) quero deixar claro que este tem a finalidade de ensinar um jeito prático e que realmente funciona quando a questão é fidelizar clientes, é esse…

Como criar uma dívida emocional no cliente para conquistar a fidelidade dele

Publicado em 16/09/2016 | Atualizado em 17/10/2023

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Para começo de artigo (rs!) quero deixar claro que este tem a finalidade de ensinar um jeito prático e que realmente funciona quando a questão é fidelizar clientes, é esse o ponto. Mas lógico, antes de fidelizar, temos que o atrai-lo.

Se você precisa de ajuda nesse quesito, dedique alguns minutos nessa leitura, porque se você seguir esses passos seus resultados vão melhorar muito!

Pode acreditar!

Descubra a intimidade para conquistar a fidelidade

Todo seu ponto de vista com relação atrair novos clientes pode mudar com um exercício. Mas infelizmente poucos empreendedores tem se dedicado a conseguir informações pessoas, e até intimas dos seus clientes.

E eu vou te falar o qual é este exercício, mas antes, seja sincero e me responda:

“Com relação ao perfil dos seus clientes”, você sabe responder:

  • Quais são seus maiores medos?
  • Quais são seus sonhos?
  • Quais são os alvos e metas dele?
  • Quais são os problemas dele?

E antes que você pense:

Ah, Valéria você está tirando onda comigo? Afinal, do que adianta eu saber os sonhos, os medos e os problemas do meu cliente? Não vou conseguir resolver a vida dele? Eu sou apenas um veterinário!

Fico feliz em dizer que você está errado. Bem errado.

O que você precisa fazer é descobrir quem é a pessoa que está por trás do seu cliente. Sim!

Esse é o simples e poderoso exercício que você precisa fazer. E dependendo do seu grau de intimidade com o seu perfil de clientes, pode ser que você saiba desenhar de imediato o perfil dele.

Conhecendo o perfil do seu cliente, você não tem a obrigação de solucionar os problemas da vida dele, mas você pode contribuir muito entregando a ele “pequenas vitórias”.

Como criar pequenas vitórias?

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As pequenas vitórias precisam estar ligadas as respostas que você respondeu acima. Você precisar pensar em algo que faça o seu cliente dar nem que seja um passo em direção aos objetivos dele. E aqui inicia minha tese sobre dívida na conta emocional. Você já vai entender…

Vamos supor que você tenha descoberto que a maioria dos seus clientes, são jovens, que sonham em ter uma graduação. Pense um pouco “Como você pode ajudá-lo a dar um passo nessa direção? ”

Nesse caso, você poderia providenciar um material, um teste talvez, onde o cliente pudesse preencher e descobrir em que áreas profissionais ele teria mais chance de se destacar, tipo um teste de afinidade profissional.

Esse teste deveria ser disponibilizado no seu site, sua fan page, exclusivamente para proprietários que já frequentaram sua clínica (exclusivamente para que ele se sinta selecionado, ou seja, especial).

Então repito, você precisa entender quem está por trás do seu cliente. Vamos aprofundar mais…

Que sentimento você teria por alguém que mesmo sem ser tão íntimo, se importou com você e te ajudou a caminhar rumo ao seu sonho?

A resposta é admiração, muita gratidão,

E o que mais? Seja sincero…

Você teria aquela sensação “devo muito a ele! ”

Certamente você tem essa sensação por alguém que já te ajudou, alguém que verdadeiramente estava preocupado em te ajudar e fez mais do que você esperava que ele fizesse.

Eu sinto que devo muito a ele…

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Agora você deve estar pensando: Bom texto, mas o que isso tem a ver com meu negócio veterinário?

Bem, não se engane, em nenhum momento eu saí do mundo nos negócios aqui, o meu foco permanece nele, afinal esse é o meu negócio…

O que é a gratidão?

A gratidão é a mais alta dívida que alguém pode adquirir. Em linhas invisíveis, você criou um sistema de reciprocidade, ou seja, ele se sente devedor.

E para pagar essa dívida, o cliente vai buscar mais os seus serviços, indicar a todo mundo que ele puder indicar e ainda assim, permanecerá grato.

Grato a quem?

Aquele veterinário… porque se não fosse aquele material, aquilo que ele fez por mim, talvez eu não teria dado meu próximo passo e me matriculado na faculdade.

Conseguiu entender a dimensão disso? É grandioso, não é?

Pense comigo, se a ideia não for mexer para valer com a emoção do consumidor, porque as grandes marcas focam unicamente nisso?

Porque a propaganda da margarina, ao invés de falar do sabor, fala do momento, de ser feliz com a família, abraçar, dar carinho e ter m dia feliz?

Porque a propaganda de um novo celular mostra, abraços, beijos, reencontros, conquistas ao invés de mostras as novas funções e a super tecnologia que ele tem?

O que está por trás de tudo isso?

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Resposta: fazer o consumidor entender que você, eu (a marca da margarina, a marca do celular, etc.) somos o instrumento que permitiu ser mais feliz. E todo mundo quer ser mais feliz!

Aplicando no seu negócio veterinário

Faz muito sentido, não é?

Acredito que agora você queria saber como fazer isso. Portanto aí vão algumas dicas:

1). Repare, converse, pesquise, relacione-se mais com os seus clientes e descubra:

  • Quais são seus maiores medos
  • Quais são os sonhos dele
  • Quais são os alvos e metas dele
  • Quais são os problemas dele.

Você pode mandar uma pesquisa feita pelo Google Docs para seus cadastros de e-mails, ou até mesmo deixar formulários impressos na recepção.

2). Defina em algo em comum que pode beneficiar a maioria dos seus clientes.

3). Prepare um material com um conteúdo de altíssimo valor, que verdadeiramente vai ajudá-lo a dar um próximo passo (pode ser algo digital, um e-book, um .pdf, um check list, assim você não terá que investir dinheiro nesse projeto (melhor ainda, hein?!))

4). Divulgue e permite que seus clientes tenham esse material gratuitamente. Recomendo que seja algo gratuito nessa circunstância.

Essa parte é a chave de todo o negócio, a divulgação.

Você precisa levantar quais são as fontes de trafego capazes de trazer potenciais clientes para você.

O que são fonte de trafego?

São caminhos que permitem o potencial cliente chegue até você.

Existem muitas maneiras, fontes tradicionais e digitais, mas é obvio que o maior retorno e o menor investimento vêm das fontes de trafego digitais como seu site, sua fan page no facebook, seu canal no youtube (sobre o youtube, já quero te dar uma notícia quentíssima, pesquisas apontaram que em 2017 os vídeos do youtube serão responsáveis por influenciar cerca de 70% das compras!! Isso pode mudar toda a forma como vivemos e trabalhamos hoje, mas isso é assunto para uma próxima oportunidade!).

E depois, não pense que o trabalho acabou, sempre há mais o que se conhecer quanto ao perfil do seu cliente, então fique atento para que esse material não fique desatualizado, ou melhor que isso, crie outros, crie vários!!!

Coloque essas ações em pratica e me conte os resultados.

E agora, quero te fazer um pedido: se você gostou desse conteúdo, tome uma atitude positiva! Envie o link desse artigo aquelas pessoas que você realmente se importa

E por favor, deixe um comentário aqui, dizendo se valeu a pena ler esse artigo.

Meu recado final para você: Dê o próximo passo, ANDE!

Deus não abriu o mar e Moisés andou,

Moisés primeiro andou e depois Deus abriu o mar…

 

Um passo dado e você já não está no mesmo lugar.

Vamos juntos!

 

Um abraço

Valéria Melo


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