Se você é administrador de uma clínica veterinária, dono de pet shop ou ainda um gerente de banho e tosa, provavelmente já ouviu falar no táxi dog. Certo?

Esse serviço de…

Aprenda como implantar o táxi dog em sua clínica veterinária ou pet shop

Publicado em 27/09/2019 | Atualizado em 27/09/2019

Se você é administrador de uma clínica veterinária, dono de pet shop ou ainda um gerente de banho e tosa, provavelmente já ouviu falar no táxi dog. Certo?

Esse serviço de transporte de animais é uma tendência do mercado pet e está em grande expansão desde o seu surgimento no Brasil.

Mas por que esse tipo serviço tem se tornado tão atrativo? Confira os benéficos e entenda.

Benefícios na implantação do táxi dog

Muito mais do que levar e buscar os animais de estimação, o serviço de táxi dog auxilia aqueles clientes que não têm tempo ou condições necessárias para levar seus pets para uma consulta ou banho.

Contudo os benefícios não são usufruídos apenas por seus clientes. Com a implantação do táxi dog, seu negócio pet também poderá usufruir de muitos benefícios, como por exemplo o aumento de novos clientes.

Com o carro de sua clínica ou pet shop rodando pelas ruas da sua cidade, é inevitável que a visibilidade da sua marca aumente consideravelmente, trazendo mais clientes para o seu negócio. Além disso, os clientes já satisfeitos com o seu serviço certamente irão lhe indicar para os amigos e familiares.

O transporte de pets também irá ajudar na fidelização dos clientes atuais, reduzindo a taxa de abandono (churn), já que facilitará grandemente a vida deles e de seus pets.

Como vimos, esse serviço tem um papel bastante importante, pois agrega mais valor à sua empresa, ajudando seu negócio a crescer.

Por isso, aprenda como implantar o táxi dog em sua clínica veterinária ou pet shop agora mesmo!

Gerencie sua agenda quanto a coleta e entrega dos pets

O primeiro passo quando você está pensando em implantar um serviço de taxi dog é definir como você fará para gerenciar sua agenda, fazendo a coleta e entrega dos pets nos horários combinados com os clientes.

Nessa tarefa, um sistema de gestão veterinária como o BensVET poderá ser de grande importância. Isso porque com ele você fará a gestão da agenda não só dos profissionais internos, mas também do seu motorista, definindo com exatidão o horário e endereço de cada coleta e entrega do taxi dog.

Com o BensVET os seus clientes também poderão agendar automaticamente as coletas e entregas dos animais, tudo por meio de um aplicativo. Além disso, os tutores também receberão avisos quando estiver se aproximando o horário marcado com o taxi dog. Genial, não é mesmo?

Toda essa gestão possibilitará que o transporte ocorra de forma tranquila e sem transtornos, garantido a satisfação do cliente e a produtividade dos seus profissionais.

Defina os animais que poderão ser transportados

Apesar de receber o nome de táxi dog, não são só os cachorros que podem ser transportados pelo serviço. Veja alguns dos animais que podem ser transportados:

  • gatos;
  • aves;
  • tartarugas;
  • coelhos;
  • chinchilas;
  • hamsters;
  • porquinhos-da-índia.

Dessa forma, o cliente que não possui um veículo adequado pode contar com o serviço de táxi dog oferecido por sua empresa, assim como clientes que não têm tempo para levar seus animais de estimação até a clínica veterinária ou banho e tosa.

Pense em quais espécies de animais você irá transportar, assim poderá planejar os próximos passos e ser mais assertivo nas escolhas que precisará tomar.

Transporte de Pets - Taxi Dog

Como escolher o veículo ideal para taxi dog?

Uma das preocupações que você deve ter é relativa à escolha do veículo ideal. Para começar é extremamente importante que o carro seja bastante espaçoso, oferecendo muito conforto e segurança para o motorista e para o animal.

Powered by Rock Convert

É essencial que haja espaço também para acompanhantes, caso o dono queira ir junto com o seu pet.

Além disso, o veículo precisa ter travas elétricas para a abertura das portas e vidros, uma boa climatização e suporte para instalação de uma grade de segurança.

Os modelos de veículos recomendados para funcionarem como taxi dog são:

  • Fiat Doblo;
  • Fiat Palio Weekend;
  • Peugeot Boxer Furgão;
  • Chevrolet SPIN;
  • Renault Sandero;
  • Volkswagen Spacefox;
  • Citroen C4 Picasso;
  • Peugeot 207 SW;

Mas ter um bom carro não é suficiente. Confira a seguir os cuidados necessários para realizar o transporte de animais.

Cuidados para oferecer o transporte de animais

O primeiro cuidado é com o profissional que realizará o serviço. Devido à constante exposição com os animais, é recomendado que motorista tome a vacina antirrábica. Assim ele estará seguro caso algum imprevisto aconteça.

Outro cuidado fundamental é sanitizar o veículo após cada transporte. Dessa forma, você evitará que os animais sejam contaminados por doenças infectocontagiosas.

Os carros que prestam serviço de táxi dog devem estar identificados na parte externa do veículo como transportadores de animais (carga viva).

Vale lembrar também que o transporte só poderá ser feito em situações não emergenciais, pois nesse caso, o apropriado é o realizar o transporte do animal em uma ambulância.

Conheça as leis de trânsito relacionadas ao transporte de pets

Antes de começar a operar com o táxi dog você e seu motorista devem conhecer bem as leis de trânsito, evitando assim multas indesejadas.

Todas as situações que abordaremos aqui são infrações graves que resultam em multas e diminuição de pontos na carteira.

Para começar, saiba que o animal não pode ser transportado com a cabeça para fora da janela. A locomoção também não pode ser feita com ele dentro de cabines de caminhonetes.

Dentro do veículo o animal precisa estar dentro de caixas de transporte ou seguros com cintos de segurança específicos. Portanto, não deixe os animais ficarem soltos dentro do carro.

Contrate um motorista que goste de animais

No processo seletivo para a escolha do motorista você deve preocupar-se em contratar um motorista que tenha bastante calma, paciência e goste de animais. Pois, assim, a segurança de todos fica mais garantida.

Pergunte se o motorista tem animal de estimação, se gosta de pets e se conhece as técnicas de direção defensiva. Estas técnicas são importantes, pois ensinam, por exemplo, como evitar paradas bruscas e alta velocidade.

Calcule os custos e planeje-se

Para implantar o táxi dog você precisa calcular todos os custos e fazer um bom planejamento. Comece pensando quais serão os custos com os veículos, combustível e motoristas.

Você pode contratar os motoristas ou terceirizar o serviço. Então, avalie as possibilidades e faça escolhas inteligentes que possibilitem o oferecimento do serviço com resultados positivos para a sua clínica veterinária.

Nesse post vimos que taxi dog é um ótimo serviço para ser agregado em seu negócio veterinário, podendo ser muito vantajoso para você e para os seus clientes.

Então, se você já decidiu implantar o serviço de transporte de animais, não deixe de seguir cada uma de nossas dicas! Aproveite e conheça mais sobre o BensVET por meio de uma demonstração exclusiva para o seu negócio veterinário.

Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2019