O médico veterinário é um profissional preparado para atuar principalmente na área de atendimento clínico dos pacientes mas, apesar de compreender a importância da área de marketing, nem sempre consegue…

Aprenda como fazer um plano de marketing para sua clínica veterinária e pet shop

Publicado em 18/09/2019

O médico veterinário é um profissional preparado para atuar principalmente na área de atendimento clínico dos pacientes mas, apesar de compreender a importância da área de marketing, nem sempre consegue se dedicar a ela da maneira correta.

No entanto, é necessário dedicar foco e energia para que essa área possa trazer todos os resultados possíveis para clínica ou pet shop e o primeiro passo é desenhar um plano de marketing adequado e sob medida para seu negócio.

A importância do marketing na área veterinária

Parte da boa gestão de qualquer empresa contempla o marketing.

Quando falamos da área veterinária, os proprietários das clínicas costumam focar bastante nos atendimentos, contudo, é preciso divulgar de forma assertiva todos os serviços oferecidos para que haja um crescimento constante da clientela.

O marketing para uma clínica veterinária vai muito além de postagens em redes sociais, pois essas ações são apenas um dos caminhos de divulgação. Por trás disso isso é necessário haver um plano de marketing maior, com objetivos claros e que definirão as melhores maneiras de atingi-los.

É nesse plano que haverá definição do público alvo, quais redes sociais são as mais adequadas para estar presente, se haverá ações com parceiros (marcas) dentro da clínica e quais abordagens promocionais poderão ser mais eficazes.

Como fazer um bom plano de marketing

Um dos primeiros pontos é definir quais serão os objetivos para depois definir quais serão as ações.

Para isso, é preciso ter uma visão macro de todos os serviços e a quantidade de atendimentos realizados dentro de um período. Pode ser um trimestre, semestre e até mesmo um ano.

Estabeleça alvos que possam ser atingidos e quantificados, pois metas difíceis de alcançar e complicadas de administrar não vão facilitar as coisas. Identifique as necessidades do seu negócio e com isso desenhe as metas.

Abaixo, vamos exemplificar com números fictícios como pode ser esse levantamento.

Suponha que esses sãos os números de atendimento clínico dentro do último semestre:

  • 100 vacinações;
  • 80 vermifugações;
  • 50 castrações;

Evidentemente, os serviços prestados acima são apenas uma pequena parcela, mas com base neles uma meta de crescimento poderia ser estabelecida:

  • Aumento de 30% no número de vacinações;
  • 50% nas vermifugações;
  • 50% nas castrações;

Com base nessas metas já temos um norte. Assim é possível definir um caminho, traçando ações de marketing mais assertivas para o atingimento das metas definidas.

O público-alvo da clínica veterinária

Com base na análise dos dados que usamos no exemplo, temos um perfil delineado.

O público-alvo para o “aumento das castrações” evidentemente são os que possuem animais que ainda não fizeram essa cirurgia. Assim, comunicação deve ser voltada para “conversar” com os tutores desses animais.

E onde eles estão? São homens ou mulheres? Qual renda precisam ter?

Com as respostas para perguntas como essas, é possível ir de encontro às pessoas certas. Pesquise também em quais redes sociais esse público costuma estar e quais sites costuma visitar para que, por exemplo, você possa se planejar para colocar um banner lá.

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Verifique no cadastro da sua clínica quais pacientes ainda não foram castrados e faça uma ação entrando em contato com os tutores, explicando os benefícios e se possível oferecendo descontos por se tratar de pacientes antigos.

Já para o aumento de vacinações e vermifugações é necessário chamar a atenção do público de forma mais generalizada, mostrando a importância desses procedimentos e claro, colocar a clínica como melhor opção em qualidade e valores.

Invista em parcerias com os fornecedores, pois assim é possível realizar campanhas com preços promocionais que geram grande fluxo e trazem ótimos resultados.

Se relacione com o público-alvo da sua clínica veterinária

É muito importante atrair novos clientes e ter ações de marketing específicas para eles. Contudo, é importante pensar na carteira de clientes que já existe.

Um acompanhamento bem feito dos pacientes, vai ajudar o tutor a contar com a clínica sempre, para qualquer apoio que precise com seu pet.

Lembrar os tutores sobre datas de renovar as vacinas, oferecer cartões de fidelidade para serviços da área de banho e tosa e até mesmo fazer um acompanhamento sobre tratamentos é uma ótima forma de manter um relacionamento com os clientes.

Também é possível realizar um pós-venda, demonstrando interesse em saber se as medicações foram administradas corretamente e se o objetivo dos tratamentos foram atingidos.

Abordagens como essa fazem uma enorme diferença!

Quando os tutores percebem que a clínica vai além do atendimento habitual e busca se relacionar, as chances de fidelizar e conseguir indicações diretas através desse cliente é muito grande.

Talvez você pense que essa administração é complicada, mas já existem softwares como o BensVET que são capazes de facilitar muito a gestão de todas as áreas de uma clínica veterinária, fazendo com que ganhe tempo, produtividade e otimização quando precisar fazer qualquer tipo de análise.

Aumentando o alcance da sua marca

Ok, você possui uma clínica veterinária e não uma marca, certo? Errado.

Seus serviços são o que levarão o nome da sua clínica e esta identidade deve ser considerada sua marca.

Dentro do plano de marketing também é importante definir como você divulgará sua marca, produtos e serviços. Essa ação terá como objetivo apenas a expandir o nome, para que cada vez mais pessoas possam conhecer e tê-lo na memória quando precisar.

Para este tipo de ação, as redes sociais são perfeitas e oferecem métricas que mostram quantas pessoas visualizaram suas postagens, qual o perfil que possui mais interesse e até mesmo onde geograficamente seu público está.

Conclusão

Um plano de marketing para sua clínica veterinária é uma ação de extrema importância para ganhar novos clientes e, sobretudo, para manter a fidelidade dos que já possui.

Vale a pena investir energia em entender quem é o público-alvo que você deseja alcançar, para que assim, as ações sejam assertivas e gerem os resultados esperados.

Contudo, para uma gestão mais simplificada e eficiente, faça uso de softwares que otimizem o gerenciamento de todas as áreas da clínica. Tenha na tecnologia uma aliada e torne a administração da clínica muito mais moderna e cheia de bons resultados.

Por isso não deixe de conhecer o BensVET e gere mais resultados com o plano de marketing de sua clínica veterinária ou pet shop.

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