Basicamente, existem duas variáveis principais que determinam a lucratividade de qualquer negócio: a receita que entra e as despesas que saem. Embora a maioria dos empreendedores se concentre em aumentar…

Aprenda a diminuir os maiores gastos de seu negócio veterinário

Publicado em 02/10/2019

Basicamente, existem duas variáveis principais que determinam a lucratividade de qualquer negócio: a receita que entra e as despesas que saem. Embora a maioria dos empreendedores se concentre em aumentar as vendas, a redução de despesas é igualmente importante para manter um fluxo de caixa positivo.

Mas, afinal, como diminuir os gastos de um negócio veterinário?

Essa é uma dúvida comum e justificável. Afinal de contas, reduzir as despesas sem afetar a produtividade e qualidade dos serviços é um desafio para qualquer empresa.

Contudo, você precisa saber que é possível reduzir os maiores gastos de uma clínica veterinária ou pet shop sem gerar prejuízo para a empresa e/ou clientes.

Em muitos casos, trata-se apenas de fazer escolhas mais inteligentes ao decidir onde investir o dinheiro. Para te ajudar nesta tarefa, reunimos algumas maneiras para reduzir os gastos do seu negócio veterinário de forma eficaz. Confira!

Evite desperdícios

Sabemos. É óbvio que é preciso evitar desperdícios em qualquer negócio.

Entretanto, não podemos deixar de incluir esta dica. Afinal, um dos maiores gargalos das empresas está justamente na quantidade de materiais e serviços que são desperdiçados.

Por isso, é importante estar sempre atento a qualquer desperdício. Luzes acesas sem necessidade, uso indiscriminado de água, pacotes de internet e telefone maiores do que o necessário são alguns exemplos.

Além disso, é importante ficar atento ao uso de materiais para a prática veterinária, sem perder produtos por conta do prazo de validade.

O sistema veterinário BensVET te ajuda a controlar facilmente seu estoque, já que além de mostrar os produtos que estão próximos do vencimento, mostra quando fazer uma nova compra, evitando o desperdício de produtos ou mesmo a falta deles em seu negócio.

Já em no caso de empresas que oferecem o banho e tosa, por exemplo, procure evitar o uso excessivo de xampu ou de outros itens usados durante os serviços.

Controle de estoque

Os custos de estoque são uma das maiores despesas em negócios veterinários e que podem ser otimizados com um controle adequado.

Como já citamos, o ideal é que você não tenha produtos em excesso, já que isso pode resultar em vários itens vencidos nas prateleiras. Por outro lado, a falta de produtos importantes também pode prejudicar as atividades veterinárias.

Powered by Rock Convert

Para encontrar o equilíbrio, é ideal que você tenha um sistema de computador para fazer o controle de estoque do seu negócio. O software BensVET, por exemplo, é um sistema veterinário completo que permite ter um controle dos materiais para evitar desperdícios.

Dessa forma, o sistema mostra quais são os produtos mais vendidos em determinados períodos, além de indicar o momento e quantidade de itens para reposição.

Com um software assim, o tempo gasto com gerenciamento de estoque é reduzido e, consequentemente, as despesas desnecessárias também diminuem.

Negocie custos fixos

Em muitos casos, não há muito o que fazer com custos fixos. Contudo, se você quer aprender como diminuir gastos, precisa estar preparado para negociar essas despesas.

Em relação ao imóvel onde sua clínica veterinária ou pet shop está localizado, considere as seguintes perguntas:

  • O imóvel é próprio ou alugado?
  • Se for alugado, o valor é adequado?
  • Consigo negociar com o proprietário?
  • Antes de renovar o contrato de locação, posso encontrar oportunidades melhores?

Os questionamentos acima são válidos para outros custos fixos, como taxas bancárias, pagamento de prestadores de serviços e despesas com escritório de advocacia e contabilidade.

Pesquise preços antes de comprar

Para diminuir os gastos de um negócio veterinário também é necessário analisar suas práticas de compra. Considere fazer orçamento com pelo menos três empresas para comparar o custo-benefício de cada uma delas.

Além disso, é sempre válido negociar melhores preços para compras em atacado ou firmar parcerias com os fornecedores. Assim, você consegue aumentar sua margem de lucro e conseguir outros benefícios.

Avalie os custos com pessoal

A força de trabalho representa um dos maiores custos de uma empresa. Isso não quer dizer que você precisa reduzir os salários ou fazer demissões imediatamente. Afinal, sem uma equipe de funcionários, uma empresa não dura muito tempo.

O que eu quero dizer é que você precisa avaliar a quantidade e a remuneração dos colaboradores de acordo com as necessidades da empresa. Ter muitos funcionários ociosos na maior parte do tempo é um desperdício de dinheiro. Assim como ter poucos profissionais com excesso de trabalho pode gerar problemas na qualidade do serviço prestado.

Portanto, certifique-se que cada funcionário esteja entregando os serviços de forma satisfatória e determine se você pode reduzir ou ter um retorno maior do dinheiro investido.

Agora que você já sabe como diminuir os gastos do seu negócio veterinário, comece a colocar as dicas acima em prática. Fazendo isso de forma consistente, ao mesmo tempo em que aumenta a receita, você otimiza os gastos e evita desperdícios.

O que acha de compartilhar sua experiência conosco? Conte-nos o que você está fazendo para reduzir as despesas da sua clínica veterinária ou pet shop!

Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2019