Para você, o diploma de graduação é o suficiente para ser bem-sucedido na profissão? Ou você entende que ter uma especialização em Medicina Veterinária pode ajudar a alavancar a carreira?

Bem,…

7 tendências de especialização em Medicina Veterinária

Publicado em 16/09/2019 | Atualizado em 16/09/2019

Para você, o diploma de graduação é o suficiente para ser bem-sucedido na profissão? Ou você entende que ter uma especialização em Medicina Veterinária pode ajudar a alavancar a carreira?

Bem, se você faz parte do segundo time, parabéns! Você entende que um curso de pós-graduação ou especialização é um diferencial para médicos veterinários. Mas, se você faz parte do primeiro grupo, está na hora de mudar a mentalidade.

As tendências atuais em medicina veterinária mostram um aumento na procura de especialistas nos próximos anos. Isso ocorre porque já existem muitos profissionais generalistas no mercado e, para se destacar, é preciso se aprofundar na área em que pretende atuar.

Cardiologia, oncologia, oftalmologia e cirurgia são algumas opções de especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Mas, afinal, qual delas escolher?

Sei que essa é uma decisão difícil e que vai refletir diretamente em seu futuro profissional. Além de definir uma linha de trabalho, a especialização pode trazer bons retornos financeiros.

Para te ajudar, selecionei alguns cursos de pós-graduação e especialização em Medicina Veterinária que estão em alta e que podem gerar resultados positivos em sua carreira.

7 opções de especialização em medicina veterinária

1. Gestão de negócios veterinários

A responsabilidade de quem está à frente de uma clínica veterinária vai além dos conhecimentos técnicos para cuidar dos animais. Dominar questões que envolvem gestão de negócios e de pessoas, marketing, administração de empresas e matemática financeira é extremamente importante para quem quer se manter no mercado competitivo.

Por isso, os cursos de especialização em gestão de negócios veterinários estão em alta atualmente e são uma boa alternativa para quem já é proprietário de clínica ou pretende empreender na área.

2. Cirurgia de animais de pequeno porte

Você sabia que o Brasil é o quarto país com maior número de animais domésticos em todo o mundo? São mais de 132 milhões de pets nas residências dos brasileiros. Mais do que estatísticas, os números mostram que existem muitas possibilidades de trabalho para médicos veterinários.

Uma dessas possibilidades é na cirurgia de animais de pequeno porte. Os cursos de especialização e pós-graduação na área são bastante procurados e podem trazer um retorno financeiro rápido para clínicas veterinárias, já que a demanda por procedimentos cirúrgicos é crescente.

3. Diagnóstico por imagem

Seguindo a tendência de cuidados para pequenos animais, outra sugestão é a pós-graduação em diagnóstico por imagem em pequenos animais. Neste curso, o médico veterinário aprende técnicas modernas de ultrassonografia, ressonância magnética, radiologia e tomografia computadorizada.

Powered by Rock Convert

Ter esse conhecimento ajuda a atender às exigências dos tutores de animais, possibilitando diagnósticos e prognósticos mais precisos aos pacientes. Além disso, a especialização possibilita um leque maior de serviços em uma clínica veterinária.

4. Acupuntura veterinária

Já pensou em se especializar em acupuntura veterinária? Com base nas técnicas milenares da medicina chinesa, a procura por acupuntura em animais está em crescimento no Brasil. Tendo em vista essa oportunidade de mercado, os cursos de especialização na área podem ser boas opções para quem simpatiza com a medicina alternativa.

Esta atividade foi reconhecida pelo CFMV somente em 2014. Portanto, a área está aberta a novos profissionais e a demanda pela prática está em crescimento, seja para animais domésticos ou de grande porte.

5. Cardiologia de pequenos animais

A cardiologia é uma das principais tendências de especialização em Medicina Veterinária. Todavia, o curso de especialização em cardiologia de pequenos animais é o grande destaque dos últimos tempos.

A área de cardiologia exige profissionais capacitados para diagnosticar e tratar as enfermidades cardíacas em animais de pequeno porte, principalmente cães e gatos.

6. Dermatologia Veterinária

Algumas estimativas apontam que 30% a 75% dos atendimentos em clínicas veterinárias de animais de pequeno porte são relacionados à dermatologia. Por isso, não é de se surpreender que a especialização em dermatologia veterinária faça parte desta lista.

O curso prepara o profissional para diagnosticar as principais doenças de pele em animais. Além disso, o especialista compreende sobre as diferentes opções de tratamento em dermatologia veterinária.

7. Fisioterapia e reabilitação animal

A fisioterapia animal é uma área que está em crescimento na medicina veterinária. As técnicas podem ser utilizadas para auxiliar na preparação ou após procedimentos cirúrgicos dos pets.

Além disso, a especialização em fisioterapia veterinária proporciona a possibilidade de atuar na Medicina Esportiva Equina com a reabilitação de animais atletas.

Concluindo, essas foram as principais tendências de especialização em Medicina Veterinária. Todos os cursos acima apresentam um grande potencial de retorno financeiro, especialmente em clínicas veterinárias para animais de pequeno porte.

Se você chegou até aqui, inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail dicas para crescer ainda mais em sua carreira profissional.

Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2019