Após concluir a formação tradicional para se tornar médico veterinário, muitos profissionais já vislumbram a oportunidade de ter sua própria clínica e empreender em seu negócio.

Contudo, mais que os conhecimentos…

7 cursos essenciais para te ajudar na administração de sua clínica veterinária

Publicado em 30/09/2019 | Atualizado em 30/09/2019

Após concluir a formação tradicional para se tornar médico veterinário, muitos profissionais já vislumbram a oportunidade de ter sua própria clínica e empreender em seu negócio.

Contudo, mais que os conhecimentos essenciais da graduação, para que uma empresa possa ser bem gerenciada, será necessário um pouco mais de preparo, sobretudo em áreas administrativas.

Empreender implica em lidar com uma grande diversidade de assuntos que vão além dos atendimentos dos pacientes. Assim, buscar mais conhecimento é fundamental para uma boa administração de toda a clínica.

O empreendedorismo na área veterinária

A área veterinária é um ramo específico em que muitos veterinários cursam apenas a faculdade formal e se aventuram na abertura de um negócio apenas conhecendo a parte clínica.

Com isso, acabam sofrendo mais do que deveriam, por falta de preparo em outros temas que são essenciais e comuns a qualquer tipo de negócio.

Neste artigo vamos falar de 7 cursos essenciais para uma boa administração de uma clínica veterinária ou pet shops.

Formatos e tipos de cursos

Antes de falarmos sobre os temas dos cursos, acho importante esclarecer que atualmente a tecnologia tem elevado o nível das formas de aprendizado. Os recursos utilizados em sala de aula são aprimorados a cada dia.

Contudo, a vida de um empresário da área veterinária com certeza não é das mais fáceis quando se trata de disponibilidade de tempo. É preciso equilibrar os atendimentos e administração da clínica. Assim muitas vezes não sobra tempo para se deslocar para uma escola formal.

Uma possível solução para isso são os cursos EAD (Ensino a Distância).

Atualmente a qualidade dos cursos online são tão boas quanto dos cursos presenciais e é possível aprender muito, mesmo fora de uma sala de aula formal. Neste modelo tudo dependerá da sua disciplina e dedicação para absorver o conteúdo necessário.

Em alguns cursos, há uma mescla entre o presencial e o online que também pode ser uma alternativa. Afinal, tudo depende da rotina do aluno.

Em outras situações, não há necessidade de um curso longo. Isso porque o profissional já tem uma bagagem de conhecimento maior.

Palestras, seminários e especializações mais curtas já atendem a necessidade de aprimoramento que o veterinário precisa para tocar bem o seu negócio.

Cursos essenciais para administração de clínicas veterinárias

1. Curso sobre empreendedorismo

Esta capacitação dará uma visão ampla das competências, atitudes e atividades que vão compor o perfil de um empreendedor. Além disso, dá uma visão macro de como funciona a administração geral de uma empresa em todos os setores. Para um cargo de liderança essas características são essenciais.

2. Curso sobre finanças

Ter um conhecimento mais aprofundado sobre finanças é básico para quem exerce a administração, não somente de uma clínica veterinária, mas de qualquer negócio.

Os investimentos e custos são uma das principais preocupações do gestor. Assim, ter uma base sólida sobre esse assunto é imprescindível.

Powered by Rock Convert

3. Gestão de Pessoas

O bom desempenho da clínica só será possível se estiver composto de uma equipe preparada e sobretudo, motivada para exercer suas funções.

O gestor precisa estar preparado para lidar com diferentes tipos de pessoas e de situações, além de precisar gerir equipes de diferentes setores e com níveis de conhecimento diferentes.

4. Gestão de atendimento ao cliente

A qualidade dos serviços prestados em uma clínica veterinária é avaliada pelos clientes, sobretudo, pela forma como ele foi atendido. É necessário delinear padrões de atendimento, mensurá-los e trabalhar em melhorias constantes com base no seu público alvo.

5. Curso de marketing para veterinários

A área de marketing é uma das mais importantes para uma clínica veterinária.

É através de ações que nascem nesse departamento que a visibilidade dos serviços e o alcance dos clientes pode ir mais longe.

Contudo, é necessário ter metas estabelecidas, métricas para avaliar os resultados e sobretudo, o jeito correto de usar o marketing para área veterinária fazendo uso das melhores ferramentas.

6. Gestão de vendas

Se engana quem pensa que vender serviços se resume ao ato de realizar um atendimento e cobrar por ele. Atualmente, para que as vendas ocorram, o cliente percorre uma jornada até decidir efetuar a contratação de um serviço.

A concorrência no mercado é grande e uma das vertentes mais importantes é estreitar e manter uma relação com cada cliente, o que vai muito além de uma venda única, pois para o crescimento da empresa é necessário fidelizar clientes na mesma proporção que se adquire novos.

7. Curso sobre liderança

Liderar é uma arte que precisa de treino e disciplina.

Modelos de gestão antigas eram baseadas em “chefias” arbitrárias que geravam medo ao invés de admiração e respeito.

Ser um bom líder envolve competências e habilidades para administrar serviços e pessoas de modo a manter um crescimento orgânico para essas duas frentes.

Alcance o sucesso na administração de sua clínica veterinária

Um bom administrador é aquele que se prepara, que investe em adquirir conhecimento de técnicas e modelos que possam auxiliá-lo na gestão de todas as áreas da empresa.

Manter-se atualizado sobre as práticas mais modernas e utilizadas no mercado é uma preocupação constante que deverá sempre ter atenção especial dos empresários da área veterinária.

Uma clínica veterinária possui setores diferentes, compostos por funções igualmente diferentes e executadas por pessoas de perfis diversos.

Além dos serviços, é preciso gerir também a maneira como os colaboradores vão desempenhar seus papéis, mantendo padrões e níveis de qualidade excelentes.

O bom líder compreende também a importância de contar com ferramentas que possam melhorar a produtividade da gestão, fazendo com que a administração de todas as áreas seja mais fluída.

Lembre-se que o BensVET oferece soluções tecnológicas que podem contribuir com esse objetivo. Saiba mais clicando aqui.

Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2019