Saber definir o preço de venda do seu produto ou serviço é muito importante para o sucesso de sua clínica, não é verdade?

No entanto, muitos profissionais encontram várias dúvidas na…

5 pontos importantes de como definir o preço de venda do produto ou serviço de sua clínica

Publicado em 07/10/2019

Saber definir o preço de venda do seu produto ou serviço é muito importante para o sucesso de sua clínica, não é verdade?

No entanto, muitos profissionais encontram várias dúvidas na hora de definir a forma mais apropriada de cobrar pelos seus serviços ou produtos.

Isso acontece pois existem diversos aspectos que devem ser levados em consideração antes de fechar seus preços finais.

E a definição do seu preço de venda ou de serviço é um dos aspectos mais importantes para que seu negócio decole.

Pensando nisso, hoje vamos abordar 5 pontos importantes de como definir o preço de venda do produto ou serviço de sua clínica!

Portanto, aproveite e aprenda com o conteúdo especial que selecionamos para você ser bem-sucedido com seu empreendimento veterinário!

1. Local de atendimento da sua clínica veterinária

O primeiro ponto que você precisa levar em consideração e incluir no cálculo do seu preço é o local de atendimento em que você vende seus produtos ou executa seus serviços.

Ele é um local próprio? Você paga aluguel? Quais são todos os custos com a manutenção do espaço de atendimento?

Você precisa colocar todos os gastos no papel: valor do aluguel, contas de luz, água, internet, salários dos colaboradores, entre outros.

Também é interessante definir qual o tempo de deslocamento de seus clientes para chegar até o seu estabelecimento ou clínica. Se o local de atendimento for em uma região central ou próxima de seu público-alvo, você pode definir preços mais altos.

Após chegar nos valores finais você já tem uma base muito importante para saber quanto cobrar por seus produtos e serviços. Mas ainda há outros pontos bastante importantes que devem ser considerados. Veja mais a seguir!

2. Custos de produção ou serviço veterinário

Quando você tem um negócio é fundamental que o lucro seja alto e os custos diretos e despesas fixas sejam baixos. Caso isso não ocorra, muitas vezes é necessário refazer os cálculos financeiros e verificar a viabilidade do seu negócio.

Afinal, uma empresa com lucros baixos ou inexistente pode acabar gerando bastante prejuízo. É o pesadelo de qualquer empreendedor, seja ele do ramo veterinário ou não!

Então, para evitar os prejuízos é imprescindível definir um preço de venda ou serviço apropriado. Para isso, você precisa calcular os custos de produção dos produtos ou de seu atendimento.

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Considere os custos com materiais, ferramentas, tempo gasto na compra, tempo de produção, funcionários e hora de trabalho. Dessa forma, você terá um valor final que deverá ser compensado no seu preço.

Com o Sistema Veterinário BensVET, você pode facilmente calcular o preço final do produto com base no seu custo de compra. Basta ativar essa função e adicionar um percentual de margem de lucro que deseja obter. Assim, sempre que o valor de custo de compra mudar, o sistema irá alterar o valor de venda automaticamente, facilitando ainda mais a gestão de produtos em seu negócio veterinário.

3. Preço dos concorrentes no mercado veterinário

Um ponto extremamente importante e que não deve ser esquecido na hora de definir seu preço de venda ou serviço é o preço oferecido pelos seus concorrentes.

Antes de fixar um preço procure analisar seu segmento de mercado e principais concorrentes. Descubra quais são os preços que as outras empresas, clínicas e Pet Shops estão cobrando.

Assim, você poderá oferecer um preço competitivo para atingir suas metas e bons resultados.

4. Variáveis internas e externas

O seu preço de venda de produto ou serviço de sua clínica também deve ser definido de acordo com variáveis internas e externas.

Você pode utilizar algumas das variáveis abaixo como:

  • Concorrência
  • Estado atual da economia;
  • Taxa de desemprego e emprego;
  • Datas comemorativas;
  • Situação política local e global;
  • Novos produtos no mercado;
  • Novos hábitos de consumo;
  • Eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas.

Analisar e adequar-se às variáveis internas e externas é bastante importante para que seu preço esteja sempre atualizado e coerente com o seu contexto e de seus clientes.

5. Demanda

Outro ponto que deve ser considerado antes da definição do preço de venda de seu produto ou serviço é a demanda de seu segmento mercadológico.

Avalie se a procura pelos seus produtos ou serviço executado é alta ou baixa. Assim, você poderá definir um preço adequado.

Para isso, é importante conhecer bem o seu negócio, seu segmento de mercado, nicho e público-alvo. Você pode contar com o auxílio de um software veterinário como o BensVET.

Com as ferramentas e dados que serão disponibilizados através dele, você conhecerá ainda mais os seus clientes e mercado. Dessa forma, será muito mais fácil ajustar os seus preços para mantê-lo sempre correto!

Quer conhecer mais sobre as funcionalidades do BensVET e como ele pode ajudar seu negócio veterinário? Solicite já uma demonstração e veja na prática como gerenciar seu empreendimento pode ser muito mais fácil!

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