Abrir um negócio no mercado pet pode ser uma opção bastante lucrativa para veterinários. Afinal, o Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo. Em 2018, o setor movimentou…

12 tipos de negócios do mercado pet para investir e empreender

Publicado em 20/12/2019 | Atualizado em 20/12/2019

Abrir um negócio no mercado pet pode ser uma opção bastante lucrativa para veterinários. Afinal, o Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo. Em 2018, o setor movimentou mais de R$20 bilhões.

E não é para menos! O número de animais de estimação mostra porque o mercado está tão aquecido. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos no país.

Assim, não falta opção para quem quer empreender na área: desde os negócios mais tradicionais como clínicas veterinárias e pet shops, até os mais inovadores, como hotel e creche para animais de estimação.

Quer conhecer algumas opções? Então continue a leitura e descubra os principais tipos de negócios do mercado pet para investir!

Tipos de negócios do mercado pet

1. Hotel

Uma tendência no mercado pet é criação de hotéis para cães e gatos. Nesse tipo de estabelecimento, os pets podem ficar hospedados por alguns dias enquanto os donos viajam, por exemplo.

A estrutura de um hotel para animais de estimação deve oferecer alimentação, conforto, higiene, atividades físicas, além de um espaço para eles se divertirem.

2. Creche

Muitas pessoas que trabalham o dia todo e não têm com quem deixar os bichinhos, aprovam as creches para animais de estimação.

Nas creches os pets podem suprir a necessidade de companhia e socialização em um ambiente com profissionais especializados e outros animais.

Como nos demais, disponibilizar o serviço de taxi dog é plus para esse tipo de negócio.

3. Adestramento

Ensinar lições de obediência e comandos básicos aos animais de estimação é uma boa oportunidade de negócio. Já que um serviço de adestramento eficaz cria comportamentos saudáveis na relação entre animal e dono, gerando uma experiência muito positiva para ambas as partes.

Além do adestramento dos pets, uma empresa de adestramento de pets pode ampliar seus serviços e oferecer treinamento para os donos aprenderem a lidar com os bichinhos no dia a dia.

4. Dog Walker

Os tutores que não têm tempo para levar seus cães para passear costumam terceirizar a tarefa para um Dog Walker ou passeador de cães e gatos.

Essa é uma das ideias de negócios mais acessíveis, já que não é necessário investir em um espaço físico. Basta ter acesso a calçadas, parques e vias públicas, além de um bom relacionamento com os pets.

5. Pet Sitter

O serviço de Pet Sitter, ou babá para pets, envolve todos os cuidados necessários com os animais de estimação.

Para empreender na área, é recomendado que o profissional tenha conhecimentos veterinários para oferecer primeiros socorros, adestramento básico e cuidados com os animais.

Os profissionais da área também podem se especializar em cuidados especiais, como geriatria e doenças crônicas.

Powered by Rock Convert

6. Terapias alternativas

Que tal oferecer terapias alternativas para animais? Esse tipo de serviço vem ganhando espaço no mercado de luxo para pets, principalmente para auxiliar na recuperação de doenças e proporcionar bem-estar para os animais.

Algumas técnicas bastante utilizadas são: acupuntura, florais, musicoterapia, shiatsu e reiki. Vale a pena se manter atualizado com o mercado e aproveitar as técnicas que estão virando tendências.

7. Clínica geriátrica

Estima-se que 40% da população de cães e gatos se encontrem em idade geriátrica. Devido a esse fator a geriatria é uma área da Medicina Veterinária que está em crescimento no país.

Por isso, abrir uma clínica especializada em atender animais idosos pode ser um grande diferencial no mercado pet da sua cidade. Já pensou nisso?

Veja mais sobre esse assunto no post Geriatria veterinária: Por que é um investimento que está trazendo muitos lucros?

8. Banho e tosa

O serviço de banho e tosa não é novidade no mercado pet. Ainda assim, a demanda é alta, o que representa uma boa oportunidade de negócio.

Para se destacar no mercado, você pode oferecer serviços diferenciados. Por exemplo, ter um horário de atendimento flexível que inclua finais de semana e oferecer transporte de ida e volta para o animal.

Invista também em tratamentos diferenciados e que ainda são novidade em sua região, seguindo as tendências do mercado pet e se destacando dos concorrentes.

9. Acessórios

Roupinhas, lacinhos, bandanas e fantasias são apenas alguns itens que fazem sucesso entre os donos de pets. Com uma boa dose de criatividade, é possível se destacar nesse mercado de acessórios para pets.

Roupas temáticas para datas comemorativas (como Natal, carnaval), itens de luxo (como casinhas e roupas de gripe) e ainda produtos personalizados para os donos (como canecas e quadros) são algumas sugestões.

10. Pet shop móvel

Outro tipo de negócio do mercado pet que pode ser bem lucrativo é o pet shop móvel. Uma empresa desse tipo proporciona mais facilidade para os donos e menos estresse para os animais.

Um pet shop móvel pode oferecer diversos produtos e serviços, incluindo banho e tosa, venda de acessórios, rações e até atendimento veterinário de forma totalmente itinerária.

11. Alimentos naturais

Cada vez mais os donos de animais estão buscando alimentos naturais e orgânicos para oferecer aos seus cães e gatos, seja em petiscos ou alimentos que substituem a ração.

Por isso, o ramo de alimentos naturais para pets está em alta e é uma boa oportunidade para empreender.

12. Plano de saúde

Para finalizar a lista com os principais tipos de negócios do mercado pet, temos os planos de saúde. Ou seja, os donos dos animais pagam uma taxa mensal e os pets podem realizar consultas e exames.

Além da possibilidade de criar uma empresa especializada em planos de saúde para pets, é possível incluir esse serviço em uma clínica. Assim, você fideliza os clientes e gera uma receita recorrente na clínica veterinária.


Essas foram os principais tipos de negócios do mercado pet para quem quer empreender na área. E você, está pensando em abrir um negócio no mercado pet? Então precisa conhecer o BensVET!

Deixe seu comentário

Grupo Ambplan - Todos direitos reservados - 2019